Iceberg se desprende na Antártida e revela criaturas misteriosas no fundo do mar

Um grupo de pesquisadores descobriu um ecossistema marinho próspero em um iceberg de 30 quilômetros depois que ele se desprendeu da camada de gelo na costa da Antártida, em janeiro deste ano. Embaixo dele, haviam diversas criaturas misteriosas.

Criaturas misteriosas encontradas no fundo do mar

Iceberg se desprende na Antártida e revela criaturas misteriosas  – Foto: Divulgação/Schmidt Ocean Institute/ND

A equipe estava a bordo de um navio e não tinha expectativas de encontrar tantos sinais de vida no fundo do mar após a queda da geleira. Contudo, para a surpresa dos pesquisadores, foram localizadas dezenas de novas espécies presas embaixo do iceberg.

Entre as espécies encontradas, conforme o Washington Post, estão crustáceos, polvos, caracóis marinhos, vermes e peixes, que demonstraram como a vida pode se adaptar em áreas extremas e remotas.

Criaturas misteriosas foram encontradas após iceberg se desprender

Em imagens compartilhadas pelo Schmidt Ocean Institute, que facilitou a pesquisa, é possível observar uma grande biodiversidade no mar, desde antrópodes longos e com tentáculos até crustáceos vermelhos e espinhosos.

“Não esperávamos encontrar um ecossistema tão bonito e próspero”, disse a pesquisadora e cientista chefe da expedição, Patricia Esquite, da Universidade de Aveiro, em Portugal. “Com base no tamanho dos animais, as comunidades que observamos estão lá há décadas, talvez até centenas de anos”, completou.

Após o iceberg se desprender da plataforma de gelo, Esquete e sua equipe passaram a trabalhar na coleta de espécimes. Contudo, confirmar qualquer descoberta de novas espécies pode levar meses.

“Aproveitamos o momento, mudamos nosso plano de expedição e fomos em frente para podermos observar o que estava acontecendo nas profundezas”, disse Esquete em comunicado.

Confira o vídeo divulgado pelo Schmidt Ocean Institute


Criaturas misteriosas encontradas no fundo do mar – Vídeo: Divulgação/Schmidt Ocean Institute/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.