Mercado de franquias cresce no Triângulo Mineiro e atinge faturamento de quase R$ 2,5 bilhões em Uberlândia e Uberaba


Setor de franchising gerou 14.651 empregos nas duas maiores cidades da região. Crescimento segue a tendência do estado, que expandiu 12,7%. Cidade Uberaba vista região central 2022
Reprodução/TV Integração
Com faturamento de R$ 2,44 bilhões em Uberlândia e Uberaba, o setor de franchising cresceu no Triângulo Mineiro em 2024. As maiores cidades da região somam 1.732 franquias, que geraram 14.651 empregos. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Os números da região seguem a tendência do estado, que expandiu 12,7% em relação ao ano de 2023. A perspectiva para o curto prazo é de continuidade na expansão do franchising, com a interiorização das marcas e a adaptação dos modelos de negócio às novas demandas dos consumidores.
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Região que só prospera
Para o diretor da associação em Minas Gerais, Antônio Bortoletto, o Triângulo é um ambiente favorável e de oportunidades crescentes, a região, assim como o estado, se posiciona como um dos principais territórios para investimentos no setor de franquias no Brasil.
“O Triângulo é um dos grandes polos do Brasil. É uma região que só prospera ao longos anos. A gente não tem, com exceção da pandemia, declínio no Produto Interno Bruto (PIB). Tem crescido de forma abundante e se há dinheiro no mercado, há dinheiro circulante, e o franchising colabora pra isso”, disse.
Interiorização das marcas
Segundo Bortoletto, o que ocorre atualmente é uma tendência de interiorização das marcas.
“Tem muitas marcas que ainda não estão no Triângulo. Se a gente fosse fazer uma análise de segmento e a quantidade de marcas que temos por segmento, sem dúvida nenhuma, veríamos que há um enorme espaço de crescimento ainda do franchising nessa região.”
Ainda de acordo com ele, os segmentos com maior crescimento na região são os de saúde e beleza, serviços e alimentação.
Uberlândia, Royal Face, franquias
Royal Face/Divulgação
Entre os empreendedores do segmento de beleza, está Virginia Rodrigues Alves, diretora de duas franquias da rede de clínicas de estética Royal Face em Uberlândia e Araguari. Além da interiorização das marcas, citada por Bortoletto, a digitalização do mercado também colaborou com a expansão local.
“A área de estética é uma das que mais cresce no Brasil e em Minas, todo mundo quer se cuidar. Hoje o mercado é aberto para cidades pequenas e de médio porte também, não só as grandes. Isso, em partes, porque todo mundo está ligado nas redes sociais, o que favoreceu muito que produtos e procedimentos chegassem a um público que talvez não tivesse o conhecimento sobre”, explicou.
“Chegamos no mercado há cinco anos e hoje somos pioneiros no setor. O crescimento da marca, em faturamento, foi em torno de 15%, para o ano de 2023, em relação ao ano de 2024”, afirmou.
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Faturamento que gera empregos
Em 2023, por exemplo, o faturamento das franquias em Uberlândia era de R$ 1,42 bilhão e subiu para R$ 1,67 no ano seguinte, uma expansão de 17,8%. O mesmo dado é visto na cidade vizinha, uma vez que as franquias de Uberaba faturaram R$ 674 milhões em 2023, crescendo 15,3% em 2024 ao faturar R$ 777 milhões.
A expansão dos negócios também gerou empregos para as cidades.
“Quanto mais dinheiro rodando, mais emprego gerado. Quanto mais crescimento de franquia, mais empregos diretos, além de qualificar a mão de obra. O primeiro emprego através do franchising tem crescido de forma abundante, lá ele vai receber uma capacitação, será treinado e terá acompanhamento”, afirmou Bortoletto.
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