Eduardo Bolsonaro oficializa licença de 122 dias da Câmara; conheça o suplente que assume

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) entregou à Câmara dos Deputados o pedido formal de licença na quinta-feira (20). O parlamentar solicitou afastamento por 122 dias. Por ultrapassar o limite de 120 dias, o suplente do partido, missionário José Olímpio, assumirá a vaga.

Eduardo Bolsonaro apresenta pedido oficial para se afastar por 122 dias da Câmara. Na imagem, ele aparece em discurso na Câmara

Eduardo Bolsonaro apresenta pedido oficial para se afastar por 122 dias da Câmara – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Segundo o ofício apresentado pelo deputado, a licença será dividida em dois dias para tratamento de saúde e 120 dias para cuidar de “interesses particulares”. O pedido foi confirmado pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).

Com a licença, o deputado não terá direito a receber o salário de R$ 46 mil nos meses em que estiver fora da Câmara.

Eduardo Bolsonaro se muda para os EUA e quer pedir asilo político

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos, onde diz que pretende atuar para combater as ameaças à liberdade de expressão no Brasil. Em live na quinta-feira, ele reafirmou a sua disposição de mobilizar autoridades norte-americanas para agir contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Eduardo decidiu tirar licença de mandato para pressionar governo americano a impor sanções ao Brasil. Na imagem, ele aparece em live nos EUA.

Eduardo decidiu tirar licença de mandato para pressionar governo americano a impor sanções ao Brasil – Foto: @EDUARDOBOLSONAROSP/EDUARDO BOLSONARO/YouTube

Na terça-feira (18), o parlamentar declarou que pretende pedir asilo político ao governo dos Estados Unidos. A medida é uma proteção concedida por um Estado a estrangeiros que comprovam estar sendo perseguidos na nação de origem. À CNN, Eduardo disse estar sendo alvo de perseguição por parte do ministro Moraes. Ele também admitiu temer uma possível ordem de prisão expedida pelo STF.

Quem é missionário José Olímpio, que assume como suplente na Câmara

Ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, José Olímpio foi deputado federal por São Paulo em dois mandatos, entre 2011 e 2019. Além disso, foi vereador em Itu e São Paulo e passou pelo MDB, PP, PPB, DEM e União Brasil antes de se filiar ao PL.

Missionário José Olímpio em discurso na Câmara

Com a licença de Eduardo Bolsonaro ultrapassando 120 dias, missionário José Olímpio vai assumir o cargo – Foto: Diógenis dos Santos/Agência Câmara/ND

Ele é o segundo candidato mais bem colocado do PL que não foi eleito como deputado em São Paulo. O primeiro, Adilson Barroso, já está em exercício no lugar de Guilherme Derrite, que assumiu o cargo de secretário de Segurança de São Paulo.

Olímpio participou ativamente da campanha de Bolsonaro durante as eleições de 2022. Na época, chegou a divulgar um vídeo com a imagem de Bolsonaro contra o aborto e defendeu que “desrespeitar a vida é desrespeitar a Deus”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.