Produtor que plantou abóbora gigante de cerca de 300 kg conta detalhes do cultivo no quintal de casa


Um dos cuidados que ele teve foi deixar apenas um fruto no pé. Epagri diz que combinação genética associada a boas práticas de cultivo e condições ambientais favorecem crescimento da abóbora. Abóbora gigante de cerca de 300 kg é cultivada no quintal de casa em SC
Após 120 dias, Alessandro Ribeiro, de 24 anos, cultivou uma abóbora gigante no quintal de casa, em Lages, na Serra de Santa Catarina. Para isso, ele importou uma semente e caprichou no cultivo do fruto.
Ele contou ao g1 os detalhes, desde a preparação do solo até a adubação, dos cuidados que teve com a abóbora. O fruto deve ser pesado no fim de semana, mas Alessandro, que fez a plantação por hobby, calcula que ela tenha cerca de 300 quilos.
Segundo o produtor, a abóbora tem circunferência 3,54 metros e 2,10 metros de uma ponta a outra.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A semente foi importada dos Estados Unidos, país onde há muitas competições relacionadas a abóboras gigantes. Alessandro assistiu a vídeos e leu conteúdos na internet sobre o cultivo específico desse fruto.
Ele falou sobre os seguintes cuidados na plantação (leia mais abaixo):
🎃Deixar apenas uma abóbora no pé
🌱cuidados com a terra
🍂importância da adubação
💧irrigação
Ele contou que o primeiro cuidado que teve foi de deixar apenas uma abóbora no pé, já que a plantação foi feita no quintal dele e há pouco espaço. “Como eu tenho apenas um pé na propriedade, que é um terreno pequeno, eu precisaria ter um terreno muito maior para conseguir ainda uma abóbora maior”.
“Você mantém só uma abóbora crescendo, daí você corta as demais e deixa que todos os nutrientes vão para essa única abóbora. Isso a ajuda a crescer ainda mais”.
Alessandro com o irmão de 5 anos em cima da abóbora gigante que plantou no quintal de casa
Alessandro Ribeiro/Arquivo pessoal
Ele também falou sobre cuidados na terra. “O solo eu comecei a preparar uns seis meses antes, durante o inverno, com o processo de calagem, adicionar o calcário e tal. Eu mantive uma cobertura verde em cima dele para que, quando fosse na primavera já, eu conseguisse capinar ali e deixasse uma matéria orgânica no solo”.
O adubamento também é importante, segundo o produtor. “Uma adubação bem equilibrada, uma adubação tanto no solo quanto uma adubação foliar. Eu acordava às vezes 6h, aplicava um adubo foliar nas folhas ou no final da tarde”,
Foi também preciso cuidar da abóbora durante as temperaturas altas do verão. “A irrigação praticamente todos os dias durante os dias de calor, quando não chovia, para garantir uma boa hidratação na planta”.
Combinação e boas práticas
O líder de Olericultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Darlan Marchesi, disse que “essas abóboras resultam numa combinação genética associada a boas práticas de cultivo e condições ambientais bastante favoráveis. Do ponto de vista genético, são variedades desenvolvidas exatamente para esse fim”.
Ele falou ainda da importância da forma do cultivo. “Certamente a condição de boa nutrição e suplemento de água ao longo do ciclo também favorece o seu desenvolvimento. Especialmente pela característica, também demanda uma quantidade de luz bastante grande para poder crescer dessa maneira”.
É preciso escolher, ainda, a melhor época para plantar. “As abóboras são plantas que crescem bem na primavera e verão, ou seja, elas precisam de temperaturas acima de 18 graus, ao longo do dia, tendo seu ótimo aí em torno de 20, 21 graus”.
A cidade onde mora Alessandro tem bom clima para esses frutos, segundo Marchesi. “A condição de Lages, com as noites mais amenas, um pouquinho mais frio, favorece também o crescimento dessas plantas”.
Por fim, falou sobre a hidratação. “A necessidade de água das abóboras está dentro de uma normalidade, ou seja, períodos onde chove com relativa frequência, com bom suplemento de água também favorece. Foi o que aconteceu esse ano, que teve um suplemento de água até então adequado para as plantas nessa condição. Os dias ensolarados foram outro fator que pode ter também colaborado com o bom crescimento dessas plantas”.
Fase de crescimento da abóbora, do pé até quando fruto começou a aumentar
Alessandro Ribeiro/Arquivo pessoal
Hobby
A abóbora gigante já atraiu a curiosidade de vizinhos, que espiam pelas janelas dos prédios quando Alessandro está mexendo na terra. E ele quer mesmo despertar o interesse das pessoas, para que fossem mais comuns competições como a do cultivo da maior abóbora.
O hábito de plantar, ele trouxe da época que morava no interior, no município de Cerro Negro, também na Serra catarinense. Ele, que trabalha na indústria de implementos agrícolas, começou o cultivo de abóboras no ano passado.
“Eu estava na internet há alguns anos, assistindo a uns vídeos aleatórios, e me deparei com uma página de um cara dos Estados Unidos com as abóboras gigantes. Isso me despertou interesse. Até brinquei com meus irmãos que eu queria produzir uma abóbora maior do que 300 quilos no Brasil”, contou.
Para ir à frente com esse desejo, ele importou uma semente dos Estados Unidos e a plantou no final de outubro. Cerca de 80 dias depois, a abóbora apareceu e começou a crescer. Foi aí que Alessandro teve certeza de que o fruto seria maior do que o normal.
“Nos primeiros dias, ela crescia absurdamente. Deixava uma latinha do lado dela para anotar o tanto que ia crescer de um dia para o outro. Todo dia era questão de 5 centímetros. Na segunda semana, já estava maior do que qualquer outra abóbora comum aqui no Brasil”, declarou.
Apesar de ainda não ter colhido o fruto, ele sabe que não há possibilidade de crescer mais. “Encerrou o ciclo do pé, geralmente encerra nesse período de 130 dias. Daí cessou o crescimento”, resumiu.
Pelo desejo dele, Alessandro deixaria a abóbora gigante no portão de casa, para expor o fruto. Mas há algumas dificuldades. “Vai ser mais complicado pelo peso e vai ser difícil de carregar, mas eu queria, como ela fica no fundo de casa, eu queria trazer para deixar perto do portão ali onde passam as pessoas, para deixar exposto”.
Produtor Alessandro em cima da abóbora gigante
Alessandro Ribeiro/Arquivo pessoal
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.