Isso é Fantástico — quais os direitos e deveres dos passageiros e das companhias aéreas?


Neste episódio do podcast do Fantástico, Renata Capucci e Maria Scodeler recebem o doutor Eduardo Gasiglia, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Associação Brasileira dos Advogados do Rio de Janeiro, e Jayme Drummond, hoteleiro que já percorreu mais de 70 países. O desabafo de uma experiência traumática vivida pela atriz Ingrid Guimarães em um voo despertou uma onda de indignação nas redes sociais. Depois que o post dela viralizou, muita gente compartilhou histórias desagradáveis em voos nacionais e internacionais.
Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra um aumento de 149% no número de ações nos últimos dois anos contra companhias aéreas. Só em 2024, o Brasil registrou quase 100 mil novas ações judiciais relacionadas a atrasos de voos, uma média de 297 processos por dia.
Neste episódio do podcast do Fantástico, Renata Capucci e Maria Scodeler recebem o doutor Eduardo Gasiglia, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Associação Brasileira dos Advogados do Rio de Janeiro, e Jayme Drummond, hoteleiro que já percorreu mais de 70 países e produz conteúdo para o portal Carioca no Mundo.
Quais são os direitos e deveres dos passageiros e das companhias aéreas? O que fazer quando um voo se transforma em pesadelo? Confira no episódio acima.
Viagem de avião; passageira durante voo
Tim Gouw/Pexels
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