Novos empreendedores: 30% da Geração Z quer abrir o próprio negócio; o que explica interesse?

Três em cada dez jovens da Geração Z, que corresponde às pessoas nascidas entre 1995 e 2010, querem criar o seu próprio negócio. O interesse no empreendedorismo foi observado por uma pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia.

Pesquisa aponta que 30% da Geração Z tem interesse em abrir o próprio negócio. Na imagem, três jovens trabalhando

Busca por independência financeira, flexibilidade e desejo de encontrar novo propósito no trabalho estão entre os motivadores do interesse em empreender da Geração Z – Foto: Divulgação/Tray/ND

De acordo com o levantamento, cerca de 30% dos jovens brasileiros até os 27 anos querem empreender. A pesquisa também mostra que o nível de escolaridade influencia no interesse: quanto maior a escolaridade, maior o desejo em ter a própria empresa. Jovens pretos (31%) e pardos (32%) são os mais interessados em abrir o próprio negócio.

Outros entrevistados também disseram ter vontade de trabalhar como funcionário público (18%), viver de renda ou de investimentos (18%), exercer a profissão como autônomo (12%) e trabalhar como empregado com carteira assinada (11%). Cerca de 8% ainda revelou o desejo de não trabalhar.

O que explica interesse em empreender da Geração Z?

Segundo Eleandro da Costa, CEO da Jumper! Profissões e Idiomas, o  interesse no empreendedorismo por parte da Geração Z está ligado à busca por independência financeira, flexibilidade e o desejo de encontrar um propósito no trabalho.

A inspiração em casos vistos nas redes sociais e pela internet também seriam fatores motivadores. “Muitos jovens enxergam o empreendedorismo como uma alternativa atraente em um cenário de incertezas no mercado de trabalho tradicional”, conta o CEO.

Busca por independência financeira, flexibilidade e desejo de encontrar novo propósito no trabalho estão entre os motivadores do interesse em empreender da Geração Z. Na imagem, jovens da Geração Z trabalham com notebooks, computadores e celulares em uma mesa

Pesquisa aponta que 30% dos jovens nascidos entre 1995 e 2010 têm interesse em abrir o próprio negócio – Foto: Reprodução/Getty Images

Os jovens empreendedores têm se destacado em segmentos como tecnologia, economia criativa, marketing digital, social mídia e vendas. Essas áreas, segundo Costa, oferecem “boas oportunidades para inovação, com custos iniciais baixos e a possibilidade de se adaptar rapidamente às tendências do mercado”.

Por outro lado, Costa explica que a pouca de experiência prática, dificuldade de acesso a crédito e recursos financeiros, além da falta de conhecimento para fazer a gestão eficiente do negócio se apresentam como dificuldades para os jovens empreendedores.

Mãos de mulher segurando celular na linha da cintura

Inspiração em casos das redes sociais e internet aumenta interesse pelo empreendedorismo nos jovens – Foto: Reprodução/Pixabay/ND

De acordo com o CEO da Jumper!, a busca pelo desenvolvimento de habilidades empreendedoras tem feito crescer a demanda por cursos profissionalizantes, com a Geração Z buscando oportunidades para preparação qualificada da carreira profissional.

“Esses cursos oferecem uma base sólida de conhecimento técnico e comportamental, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho. As formações fornecem ferramentas práticas essenciais para que os empreendedores da Geração Z possam gerenciar com sucesso seus próprios negócios”, finaliza Costa.

*Com informações da Agência Brasil

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