
Nas ações, fiscais verificam se há combustíveis adulterados, se as bombas medidoras estão informando o volume correto, adequação de equipamentos e documentações. Posto de combustível interditado pela ANP, em Piracicaba (SP), em dezembro de 2024
Edijan Del Santo/EPTV
O número de irregularidades flagradas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em postos de combustíveis da região de Piracicaba (SP) em 2024 é o maior em 13 anos.
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Foram 42 infrações identificadas nos estabelecimentos no ano passado, a maior quantidade na área de cobertura do g1 Piracicaba desde o início da série histórica da ANP.
Na comparação com 2023, o aumento foi de 68%. Confira no gráfico a seguir:
O que é fiscalizado e penalidades previstas 🔎
Nas ações, os fiscais realizam as seguintes verificações nas empresas:
Qualidade dos combustíveis (se foram adulterados);
Se está sendo informado o volume correto pelas bombas medidoras;
A adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao manuseio dos produtos;
Documentações de autorização de funcionamento das empresas;
Documentações relativas às movimentações dos combustíveis.
Os estabelecimentos autuados pela ANP estão sujeitos a multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de penas de suspensão e revogação de sua autorização. As penalidades são aplicadas após processo administrativo, durante o qual a empresa autuada pode apresentar defesa.
Danos no veículo e prejuízo 💵
Consultor e especialista automotivo, Alan Galusni alerta que o combustível adulterado provoca uma série de problemas mecânicos no veículo.
“Quando você coloca um combustível ruim no carro, você tem um problema de desempenho do carro. Cai muito a autonomia do carro. Você tem falha mecânica, você tem falha no sistema. Às vezes, a luz da injeção vai acender no painel, você tem entupimento, às vezes, de um filtro de combustível, queima de bomba de combustível, tudo isso relacionado a esse combustível ruim”, explica.
Ele também alerta sobre a possibilidade de gastos elevados com a manutenção do veículo danificado.
“E, às vezes, você vai ter um gasto desnecessário, porque isso foi provocado pelo combustível e coisa que não era um momento de você estar fazendo essa manutenção agora, porque em vez de você fazer uma manutenção preventiva, você teve que fazer uma manutenção corretiva e isso, automaticamente, vai ter um custo”.
Posto de combustível interditado pela ANP, em Piracicaba (SP), em dezembro de 2024
Edijan Del Santo/EPTV
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