
Alguns hábitos saudáveis são como “hacks” para o corpo que ajudam a equilibrar a vida. Entre eles, existe um que é indicado para reduzir a pressão arterial e facilitar o sono, mas que muitas vezes é confundido como um alimento prejudicial: o chocolate amargo.

Chocolate amargo reduz a pressão arterial e te faz dormir bem – Foto: Reprodução/ND
Segundo a nutricionista Maria Valero Carrera, ingerir chocolate amargo à noite pode trazer grandes benefícios, principalmente para baixar a pressão arterial e melhorar a qualidade do sono.
Isso se deve ao triptofano, um aminoácido presente no chocolate, que até é usado em medicamentos para prevenção de depressão, ansiedade e insônia.
Além disso, a iguaria promove o bom humor, pois contém serotonina e endorfinas, que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade.
Ao contrário do ao leite, o chocolate amargo, possui menos açúcar e mais cacau. No entanto, é importante moderar o consumo do mesmo jeito.

Chocolate amargo com mais de 70% de cacau – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Além de ser uma fonte rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, reduzem a inflamação e previnem danos celulares, o chocolate amargo oferece outros benefícios importantes para a saúde:
- Melhora a circulação sanguínea;
- Aumenta os níveis de colesterol HDL (bom) e reduz o colesterol LDL (ruim);
- Promove o relaxamento muscular;
- Ajuda a regular a frequência cardíaca.
Maneira correta de criar o hábito para reduzir a pressão arterial e dormir bem
É indicado o consumo de 20 a 30 gramas de chocolate amargo por dia, mas é importante escolher um que contenha pelo menos 70% de cacau.
Consumir essa porção à noite, pode contribuir para uma melhor qualidade de sono e ajudar na redução da pressão arterial.
A nutricionista ressalta, no entanto, que o hábito precisa ser associado a uma dieta e rotina saudável para poder fazer efeito.