Tecnologias fornecidas pela Seiva contribuem com redução do impacto ambiental


Uso de moléculas orgânicas e redução de resíduos estão entre as estratégias usadas Seiva do Vale participou do evento com fornecedores de tecnologias que contribuem para sustentabilidade da fruticultura
Aline Oliveira/Vereda Comunica
Usar tecnologias mais eficientes, que contribuam para práticas mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental e social da fruticultura no Vale do São Francisco, foi um dos desafios lançados aos produtores que participaram da Expo Manga, nos dias 25 e 26 de julho, em Petrolina.
No evento, além das palestras e debates sobre o tema, eles tiveram a chance de conhecer ou tirar dúvidas sobre produtos que estão no mercado e oferecem eficiência que impactam nesta sustentabilidade almejada. A Seiva do Vale foi um dos parceiros do evento e levou junto fornecedores que têm DNA sustentável em seus produtos.
Moléculas naturais e equilíbrio da planta
Com foco em produtos que favorecem uma nutri maturação, a Compo chamou a atenção dos produtores que buscam uma maturação com equilíbrio. Um exemplo é o Hakaphos Base, que tem fórmula rica em potássio somado a fósforo e micronutrientes quelatizados em equilíbrio na composição. Essa combinação evita que o excesso de potássio gere danos de médio e longo prazo na planta, além do produto ser reduzido em resíduos. A Compo trabalha com energia solar e o máximo possível de equipamentos elétricos, que reduzem os impactos ambientais da fabricação dos produtos.
A Biocross tem uma linha completa baseada em substâncias orgânicas e de zero resíduos, pensando justamente no mercado de frutas. A proposta é promover bioestimulação vegetal, alinhada à nutrição, indução de resistência, trabalhando com uma linha totalmente natural, sem uso de moléculas sintéticas.
Produtos inovadores contribuem para uma cultura da manga mais sustentável, com menos resíduos e custos mais baixos
Aline Oliveira/Vereda Comunica
Herbicida de longa ação e óleos essenciais
Uma solução para combater a mosca-da-fruta foi uma das apostas da Bayer para apresentar aos produtores durante a Expo Manga: o Sivanto Prime, que tem como princípio ativo a molécula flupiradifurona. Mas o Allium, herbicida da mesma marca, foi apontado como um aliado para reduzir custos, já que controla de forma mais efetiva e com poucas aplicações o crescimento de plantas daninhas. Além disso, a empresa tem investido em inovação para desenvolver produtos cada vez mais sustentáveis.
A empresa cearense Agropaulo apresentou seus produtos feitos a base de óleos essenciais, como o Nat-ZB, uma formulação que reúne zinco, boro e óleos. O produto já é bastante conhecido no Vale do São Francisco. A empresa trabalha apenas com produtos naturais ou orgânicos.
Macrobiológicos e carbono orgânico
Colocando inimigos naturais de pragas e doenças no centro da tecnologia, o Grupo Vittia também ofereceu seus produtos macrobiológicos durante a Expo Manga. A técnica consiste em liberar o ovo ou a pupa do inimigo natural da praga a ser combatida em toda a área da cultura. Já no ambiente a ser protegido, o inimigo natural conclui seu desenvolvimento e passa a atuar combatendo a presença dos organismos indesejados. A liberação é feita manual ou usando um drone, que sobrevoa o plantio. A tecnologia evita o uso de produtos químicos e deixa a cultura livre de resíduos agrotóxicos.
Dentro de um conceito de potencializar a proteção de cultivos, melhorar o equilíbrio do solo e contribuir com um menor impacto ambiental a empresa Fertiliza se especialisa na formulação de produtos que não deixa resíduo, de alta performance e que cotriibui para uma agricultura cada vez mais produtiva.
Tecnologia inovadora e análises precisas
Também presente na Expo Manga, a Tecniferti apresentou aos produtores de manga sua linha de fertilizações mais racionais, com base em adubos líquidos, que contribui para entregar uma planta mais equilibrada, mais produtiva e com custos, tanto econômico como ambiental, mais baixos. Um experimento da Univasf com os produtos da empresa foi parcialmente apresentado durante o evento.
E para ajudar os produtores a tomarem decisões mais assertivas na hora de aplicar produtos em seus campos, a Soloagri apresentou sua cartela de análises aos produtores presentes na Expo Manga. A demanda por análises ainda é baixa no Vale do São Francisco, mas o investimento pode contribuir para reduzir custos e fazer aplicações mais racionais, sem sobrecarregar o solo nem as plantas.
Moléculas exclusivas e uso inovador
Outra tecnologia disponível para os produtores de manga são os produtos da BMS Micro-Nutrients, que detém a exclusividade no uso de oito moléculas orgânicas usadas em seus produtos agrícolas. Essas moléculas são utilizadas para ajudar a tornar micronutrientes solúveis e, portanto, facilmente absorvidos pelas plantas. Eles dão mais eficiência ao processo de repor a nutrição de culturas sensíveis, como a uva, essencial na produção para o mercado internacional feita no Vale do São Francisco.
Também está disponível para os produtores um produto que tem apresentado um resultado inesperado no campo: a citocinina presente no Citobloom, da Biogrow, está impactando positivamente no desenvolvimento de raízes bem estruturadas. A experiência tem sido acompanhada há três anos de perto por equipes da Seiva do Vale e da Biogrow desde que foram verificados os primeiros resultados positivos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.