Keir Starmer afirma que está pronto para enviar soldados e aviões para a Ucrânia como parte de um acordo de paz


O primeiro-ministro do Reino Unido se reuniu nesta quinta-feira (27) com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Keir Starmer se reuniu nesta quinta-feira (27) com o presidente dos Estados Unidos
Reprodução/TV Globo
O primeiro-ministro do Reino Unido declarou que está pronto para enviar soldados e aviões para a Ucrânia como parte de um acordo de paz. Keir Starmer se reuniu nesta quinta-feira (27) com o presidente dos Estados Unidos.
Durante o aperto de mão, jornalistas perguntaram se Donald Trump vai conseguir fechar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia:
“Sim, nós podemos, e vamos fazer isso” — respondeu.
No Salão Oval, o primeiro-ministro britânico começou amaciando o terreno. Disse:
“Obrigado por mudar a conversa para tornar possível um acordo de paz.”
Mas Keir Starmer também mostrou preocupação:
“Queremos trabalhar com você para garantir que esse acordo seja duradouro e que fique registrado como um acordo histórico, que ninguém vai violar.”
Jornalistas perguntaram o que pode acontecer se o presidente russo, Vladimir Putin, voltar a atacar ou invadir a Ucrânia… Um temor dos ucranianos e dos europeus. Trump disse acreditar que Putin vai manter a palavra.
Em três dias, Keir Starmer foi o segundo líder europeu que correu para a Casa Branca com uma missão difícil: tentar convencer Donald Trump a se afastar da Rússia e manter apoio à Ucrânia.
Na sexta-feira (28), Trump vai receber Volodymyr Zelensky na Casa Branca — depois de o ter chamado de ditador na semana passada e sugerido que é responsável pela guerra.
Perguntado nesta quinta-feira (27) se acha que Zelensky é um ditador, Trump disse de forma irônica: “Eu falei isso? Não acredito.”
Mais tarde, numa entrevista para mais jornalistas, o presidente americano confirmou que amanhã vai assinar, com Zelensky, um acordo de exploração de minérios.
O primeiro-ministro britânico afirmou que discutiu hoje com Trump um acordo de paz que seria sólido, justo e negociado com a Ucrânia. Disse que o Reino Unido está pronto para enviar soldados e aviões ao país para implementar o acordo.
Starmer declarou: “Não pode haver paz que recompense o agressor.”
LEIA TAMBÉM
Quem é Keir Starmer, o primeiro-ministro do Reino Unido
‘Era Don Corleone’: revista ‘The Economist’ diz que Trump lidera nova ordem global focada em geopolítica ‘mafiosa’
‘Gold Card’: Trump diz que ‘venda’ de visto por US$ 5 milhões começará em duas semanas e deve ajudar EUA a pagar dívida
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.