Quinta onda? ‘Anomalias da temperatura’ marcam calor intenso durante o Carnaval em SC

Mapas meteorológicos da Climatempo revelaram “anomalias da temperatura” que indicam uma nova onda de calor, começando na sexta-feira (28) e se estendendo até, pelo menos, 5 de março. Em Santa Catarina, as temperaturas podem chegar a 5°C acima da média histórica, marcando um Carnaval com temperaturas excepcionalmente altas.

Brasil terá 'anomalias da temperatura' que trazem quinta onda de calor para SC

‘Anomalias da temperatura’ marcam quinta onda de calor durante o Carnaval – Foto: Reprodução/ND

O conceito dessas anomalias refere-se à diferença entre a temperatura observada e a média histórica. Se a média é 20°C e a temperatura registrada é 23°C, a anomalia é de +3°C, de acordo com a Climatempo. No entanto, para ser considerada uma onda de calor, o aumento deve ser de pelo menos 5°C por cinco dias consecutivos.

Calor intenso vai atingir SC durante o Carnaval

Temperaturas em SC devem ficar entre 3 e 5ºC acima da média – Foto: Divulgação/Climatempo

‘Anomalias da temperatura’ devem estender o calor intenso até o início de março

A onda de calor deve atingir principalmente o Centro-Sul do país, com temperaturas muito acima da média. Março também promete ser quente, especialmente no centro-leste e na região amazônica.

A desconfiguração do fenômeno La Niña, prevista para o mês, deve amenizar seus efeitos, mas as águas aquecidas dos oceanos continuarão influenciando o clima. Uma massa de ar quente no norte da Argentina e no Uruguai intensificará o calor no Centro-Sul, com temperaturas elevadas até por volta de 10 de março.

Nova onda de calor deve atingir o Sul do Brasil

Temperaturas devem chegar a 5ºC acima da média histórica no Sul do país – Foto: Reprodução/ND

O calor intenso também favorece pancadas de chuva localizadas e risco de tempestades com granizo. Na segunda quinzena de março, a frequência de massas de ar frio deve aumentar, equilibrando as “anomalias da temperatura”. No entanto, os volumes de chuva, embora acima do normal, tendem a ser mal distribuídos, resultado do calor persistente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.