DMAE assume a represa Saturnino de Brito em Poços de Caldas e deve fazer obras para garantir a captação de água


Departamento Municipal de Água e Esgoto fez acordo com DME Participações, proprietária da área da represa. Represa Saturnino de Brito, em Poços de Caldas
Prefeitura de Poços de Caldas/Divulgação
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) assumiu a operacionalização da represa Saturnino de Brito, em Poços de Caldas (MG). O objetivo é assegurar a utilização da represa para a captação de água da ETA 1.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O DMAE fez um acordo a DME Participações, proprietária da área da represa, com duração de dois anos, podendo ser prorrogado.
De acordo com o DMAE, serão feitos ajustes na estrutura da represa para otimizar a captação de água.
“Haverá a contratação de um escritório de engenharia para realizar um estudo detalhado para verificar as condições físicas e estruturais da represa. Depois, iremos projetar um aumento na reservação para garantir, já no próximo ano, uma normalização do abastecimento no período da seca. E em segunda etapa, o plano é instalar uma comporta a jusante da represa, ligada ao sistema operacional do DMAE, que hoje é totalmente automatizado e remoto, com recursos de Inteligência Artificial”, afirmou o diretor Paulo César Silva.
Represa foi construída para conter enchentes
DME assume operação da represa Saturnino de Brito
Reprodução EPTV
A represa Saturnino de Brito foi construída em 1928, com o objetivo de conter as enchentes que assolavam o centro da cidade.
A obra ficou a cargo do engenheiro hidráulico e sanitarista Saturnino de Brito. O material utilizado na construção foi importado da Europa.
A barragem possui capacidade de reservação de 4.665.600 m³, sendo a segunda maior de Poços de Caldas, ficando atrás apenas da Represa do Cipó, que armazena 8.232.750 m³.
Com o passar dos anos e mudança das necessidades da cidade, a represa Saturnino de Brito passou a abastecer o sistema de fornecimento de água potável na cidade.
A captação do DMAE se faz à jusante da barragem, e segue para a ETE 1 São Benedito, onde recebe tratamento e é distribuída para a região leste de Poços de Caldas.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.