Piracicaba e Limeira têm 21 mil jovens sem vacina contra HPV e Saúde amplia idade para imunização


Imunizante é gratuito pelo SUS desde 2014 e protege contra tipos do vírus que causam IST e alguns cânceres. Governo federal ampliou vacinação para jovens entre 15 e 19 anos. Com 27 mil adolescentes sem vacina de HPV, Campinas terá força-tarefa federal
Piracicaba (SP) e Limeira (SP) estão na lista de cidades que entraram para a força-tarefa do Ministério da Saúde que amplia a vacinação contra o HPV para jovens entre 15 e 19 anos não imunizados desde 2014.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Piracicaba tem 10.998 pessoas que não tomaram a vacina contra o vírus, que pode causar uma infecção sexualmente transmissível (IST) e alguns tipos de cânceres. Desse montante, 8.442 são meninos e 2.556 são meninas.
Já Limeira entrou para a lista do Ministério da Saúde com 10.777 adolescentes não imunizados, sendo 7.312 meninos e 3.465 meninas.
Força-tarefa federal
A idade ideal para a vacinação contra o HPV é entre 9 e 14 anos por conta da produção de mais anticorpos. Mas, nessa força-tarefa, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para focar em 121 cidades que têm alto número de jovens entre 15 e 19 anos não imunizados contra o HPV.
Agora, a vacina é em dose única e a aplicação das doses deve ser feita em locais onde estão os jovens. A recomendação do Ministério da Saúde cita escolas, faculdades e postos de saúde.
Com isso, as prefeituras têm que definir como será em cada cidade. Os dados da cobertura vacinal foram disponibilizados publicamente para ajudar nesse cronograma.
Pessoa recebe vacina
Reprodução EPTV
O que dizem as prefeituras
A EPTV, afiliada da Rede Globo, entrou em contato com as prefeituras da região para saber como serão as estratégias de vacinação da força-tarefa federal.
A Secretaria de Saúde de Limeira informou que não recebeu uma nota do Ministério da Saúde com orientações sobre o tema. Mas o município disse que já tinha ampliado a vacinação para a dose única desde abril do ano passado.
Em Limeira, o imunizante já está disponível em 16 pontos de vacinação das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Já a prefeitura de Piracicaba não respondeu até a última atualização desta reportagem.
O que é o HPV
O HPV é um vírus que causa uma infecção sexualmente transmissível (IST) e alguns tipos de cânceres. A transmissão ocorre pelo contato pele a pele e aumenta com as relações sexuais.
Vacina protege contra o HPV de baixo risco, tipos 6 e 11, e contra o de alto risco, tipos 16 e 18
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Vacina contra HPV
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina contra o HPV de forma gratuita nas unidades de atendimento público.
O imunizante protege contra quatro tipos do HPV e prepara o organismo para quando ele for exposto ao vírus com o início das relações sexuais.
“A vacina protege contra os tipos de HPV que, geralmente, vão ocasionar nas verrugas genitais e outros tipos mais agressivos que podem causar câncer de colo na mulher, câncer de vagina e de vulva. Nos homens, [o HPV pode causar] até câncer peniano, orofaringe, de garganta e boca”, afirma o ginecologista do Hospital São Luiz João Leonardo Pinto.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.