Lago da Pedra Branca é interditado para aplicação de inseticida após surto de carrapatos

O Lago da Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi interditado na tarde de segunda-feira (24) para a aplicação de inseticida como medida de controle e prevenção de pragas. A ação deve durar cerca de três dias. O local foi afetado por um surto de carrapatos em capivaras e a prefeitura do município havia decretado situação de emergência.

Placa informa interdição do Lago da Pedra Branca

Lago da Pedra Branca é interditado para aplicação de inseticida – Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Segurança Pública de Palhoça/Instagram/ND

Segundo a Prefeitura de Palhoça, a interdição foi uma ação conjunta entre a Associação de Moradores do Bairro Pedra Branca, a administração municipal e a Defesa Civil.

Durante esse período, a recomendação é de que a população evite o contato com os animais e a permanência no local. Porém, não há nenhuma forma de impedimento físico como barreiras ou cercas limitando o acesso das pessoas.

MPSC cobrou ações da Prefeitura de Palhoça sobre situação no Lago da Pedra Branca

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) enviou, no dia 6 de fevereiro, uma solicitação para a Prefeitura de Palhoça cobrando ações urgentes para combate ao surto de carrapatos.

Em dezembro de 2024, o órgão já havia instaurado uma notícia de fato para que fossem adotadas as primeiras medidas preventivas à superpopulação de capivaras.

Capivaras na beira do no Lago da Pedra Branca

Palhoça decretou situação de emergência após surto de carrapatos em capivaras no Lago da Pedra Branca – Foto: Instagram/Sou Pedra Branca/@soupedrabranca/ND

Situação de emergência foi decretada após surto de carrapatos e caso de febre maculosa

No dia 31 de janeiro, Palhoça decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelo surto de carrapatos, no bairro Cidade Criativa Pedra Branca. Segundo o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, o decreto foi estabelecido após um morador ser identificado com febre maculosa, transmitida pelos carrapatos.

Carrapato, em visão microscópica, em cima de pele humana

Situação de emergência em Palhoça foi decretada após caso de febre maculosa – Foto: Internet/Reprodução/ND

“A superpopulação de capivaras tem trazido esse problema. As pessoas acabam alimentando elas, não identificando que é um animal silvestre. A alimentação faz com que elas fiquem sempre por aqui [na região do Lago da Pedra Branca]”, relatou o prefeito.

As capivaras são consideradas vetores de carrapatos porque abrigam o carrapato-estrela, principal transmissor da febre maculosa, permitindo que o parasita complete seu ciclo de vida e se espalhe para novas áreas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.