
Conhecidas por sua cores vibrantes e maneira única de voar, os beija-flores viraram símbolos de significados espirituais impressionantes, além de representarem um bom presságio em diversas culturas.
E para atrair esses pássaros no quintal, algumas flores podem ser cultivadas, trazendo mais beleza e charme para a casa.

Conheça quatro flores que atraem beija-flores – Foto: Reprodução/Internet/ND
Sálvia (Salvia spp)
Segundo o portal Tempo.com, as sálvias são uma das fontes de alimento favoritas dos beija-flores, devido ao formato tubular e a grande quantidade de néctar presente, proporcionando um verdadeiro banquete para essas aves em seu jardim.

As Sálvias são as favoristas desses pássaros – Foto: Reprodução/Internet/ND
Essas flores aparecem em tons de vermelho, rosa e roxo, trazendo vida ao seu jardim e florescem da primavera ao outono.
Elas são resistentes à seca e fáceis de cultivar, exigindo pouco cuidado. As sálvias se adaptam melhor a solos bem drenados e com exposição direta da luz solar.
Trombeta americana (Campsis radicans)
Esta espécie de trepadeira produz flores alaranjadas em formato de trombeta, se tornando um grande atrativo para os beija-flores.

A Trombeta americana pode crescer até 10 metros – Foto: Reprodução/Internet/ND
Essa flor pode atingir até 10 metros de altura se receber suporte adequado, como cercas, pérgolas ou muros, e se adapta a diferentes tipos de solo e climas.
Suas flores surgem no verão e podem se estender até o início do outono, fornecendo uma fonte de néctar durante os meses mais quentes.
Brinco de princesa (Fuchsia magellanica)
Nativa do Chile e da Argentina, é uma das espécies mais atraentes para os beija-flores devido às delicadas flores pendentes em tons de rosa e violeta.

Brinco de princesa é nativa do Chile e da Argentina – Foto: Reprodução/Internet/ND
De acordo com o portal, sua floração se estende por longos períodos do ano, garantindo alimento constante para essas aves.
Esta planta se adapta bem em climas temperados e úmidos, sendo ideal para jardins com meia-sombra. Também é uma excelente opção para vasos e podem ser cultivada em pátios ou terraços.
Tabaco-do-diabo (Lobelia tupa)
Com suas flores tubulares vermelhas, essa planta é ideal para a alimentação dos beija-flores, facilitando seu acesso ao néctar.

Tabaco-do-diabo é uma flor extremamente resistente – Foto: Reprodução/Meteored/ND
A flor prefere solos bem drenados e luz solar direta, resistente a condições adversas, o que a torna de fácil manutenção.
Além disso, sua folhagem atraente e altura impressionante fazem dela uma planta ornamental de destaque na paisagem.