Chapecó ganha 10 novos leitos de UTI no HRO; ‘O catarinense não pode esperar’

O HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, passou a contar com 10 novos leitos de UTI adulto a partir desta segunda-feira (24). A ampliação faz parte do plano do Governo do Estado para fortalecer a rede de saúde pública, que já soma 264 novos leitos desde o início da atual gestão.

10 novos leitos de UTI chegam ao HRO em Chapecó

O HRO passou a contar com 10 novos leitos de UTI adulto – Foto: Divulgação/ALVF/ND

10 novos leitos de UTI no HRO

Para garantir o funcionamento imediato, a Secretaria de Estado da Saúde custeará integralmente os leitos até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. O repasse será de R$ 1,2 mil por leito vago e R$ 1,8 mil por leito ocupado.

“O catarinense não pode esperar, e por isso estamos investindo na abertura desses leitos. O HRO é essencial para a região, e essa ampliação ajudará a reduzir filas e aumentar a realização de cirurgias”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Com a nova estrutura, o hospital agora dispõe de 30 leitos de UTI adulto, além de 10 pediátricos, 10 neonatais e uma unidade de cuidados intermediários. Em 2023, a unidade já havia recebido cinco novos leitos de UTI pediátrica.

Mais cirurgias e atendimento especializado

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a ampliação atende a uma necessidade histórica do Oeste Catarinense. “Com esses leitos, conseguiremos realizar mais cirurgias eletivas e cobrir um vazio assistencial que existe há anos na região”, destacou.

Além de atender pacientes com doenças graves, como pneumonia, e casos pós-cirúrgicos de diversas especialidades, a expansão também dará suporte à nova demanda da Alta Complexidade em Cardiologia, que será habilitada em breve no hospital. Para operar a nova estrutura, foram contratados enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos.

Com a nova estrutura, o hospital agora dispõe de 30 leitos de UTI adulto

Em 2023, a unidade já havia recebido cinco novos leitos de UTI pediátrica – Foto: Divulgação/ALVF/ND

Segundo o coordenador da UTI Geral do HRO, Dr. Vinicius Menegat, os novos leitos trarão impacto direto na agilidade dos atendimentos. “Com essa ampliação, conseguimos reduzir a lista de espera e otimizar o fluxo de pacientes graves que necessitam de cirurgias de grande porte”, explicou.

A abertura dos leitos faz parte de uma série de investimentos realizados pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Estado da Saúde, com o apoio da ALVF (Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira), administradora do HRO. A unidade atende mais de 1,5 milhão de pessoas em 130 municípios do Oeste Catarinense, reforçando sua importância para a saúde da região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.