Nome do Papa Francisco: qual é o verdadeiro nome do Pontífice?

Uma das principais tradições que envolvem o papado na Igreja Católica é a alteração do nome do papa. A mudança tem significado bíblico, em referência aos apóstolos de Jesus ou em relação à linha de conduta do pontífice, como o Papa Francisco.

Papa Francisco, um homem idoso, em vestes religiosas brancas, com a cabeça baixa e mãos unidas em sinal de devoção

Primeiro Papa das Américas, o Papa Francisco é conhecido pelas suas ações em prol dos mais necessitados – Foto: Divulgação/Vatican News/ND

Qual o verdadeiro nome do Papa Francisco?

Jorge Mario Bergoglio é o verdadeiro nome de Papa Francisco, o 266º líder supremo da Igreja Católica.

Natural de Buenos Aires, capital da Argentina, Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1986, tendo atualmente 88 anos.

Primeiro pontífice das Américas, Papa Francisco tem toda a sua trajetória destacada pela humildade, pelo preocupação com os necessitados e o diálogo inter-religioso, promovendo o respeito entre as diferenças crenças.

Arcebispo de Buenos Aires durante 15 anos (1998-2013), Francisco foi eleito Papa em 13 de março de 2013, sendo o primeiro líder não-europeu da Igreja Católica em mais de 1200 anos.

Papa Francisco, um homem idoso e branco, com roupas brancas religiosas, acenando para o público em uma de suas aparições

Papa Francisco é conhecido por sua popularidade e proximidade com causas sociais – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/ND

Como começou a tradição do nome do Papa

Considerado o primeiro Papa da Igreja Católica, Simão Pedro, um dos doze apóstolos de Cristo, passou a ser chamado de Pedro, sob a alegação que ele seria a pedra sobre a qual a Igreja seria erguida.

Durante séculos, os pontífices mantiveram seus nomes de batismo ao assumir a liderança do catolicismo, isso até o século VI.

Em 533, Mercúrio, eleito como novo Papa, preferiu trocar seu nome, que remete ao deus romano do comércio e dos ladrões, para João II, em homenagem ao Papa João I e ao apóstolo de Jesus.

A partir de então, os pontífices escolhem os nomes que serão tratados ao longo do papado em duas linhas: a partir dos nomes dos discípulos de Cristo ou de outros líderes religiosos históricos do catolicismo.

Por que Papa Francisco escolheu esse nome?

Sendo o pioneiro ao utilizar o nome Francisco em sua liderança, Jorge Mario Bergoglio fez a opção do nome em homenagem a São Francisco de Assis.

Ilustração de São Francisco de Assis, um homem jovem e branco, com as vestes religiosas em um cenário de natureza, com aves pousadas no seu ombro e voando ao seu redor

Um dos símbolos da Igreja Católica, São Francisco de Assis também é conhecido como o Padroeiro dos animais

A inspiração para a decisão veio ainda durante o Conclave, quando o então Arcebispo emérito de São Paulo, Cláudio Hummes (1934 – 2022), o abraçou e disse: “Não se esqueça dos pobres”.

Lembrando do legado do santo católico, dedicado a ajudar os mais necessitados, Papa Francisco sentiu que aquele era o nome certo para conduzir seu papado.

Marcado pela aproximação com o povo, Papa Francisco segue firme seu propósito, tendo sua preocupação voltada para as pessoas em situação de pobreza, mudanças climáticas, combate aos abusos sexuais e busca pela paz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.