Designers do DF levam móveis autorais para exposição em Milão, na Itália


Exposição Fuorisalone 2025 acontece na Universidade de Milão entre 7 e 17 de abril. Cidade italiana é conhecida como capital mundial do design. Obras de designers do DF que serão expostas em Milão, na Itália.
Victor Bandeira/Felipe Bastos/Beco Estúdio
Moradores do Distrito Federal estão entre os designers selecionados para apresentar suas obras em Milão, na Itália. As peças vão estar na Fuorisalone 2025, exposição que acontece na Universidade de Milão entre os dias 7 e 17 de abril, durante a Semana de Design da cidade.
🔎 Milão é conhecida como a capital mundial do design. A seleção para a exposição na universidade foi realizada pela ApexBrasil.
As três obras do DF selecionadas são:
A Mesa Lúmen, do grupo Azo Collab
O Banco Estrela, de Eduardo Daniel de Souza
A Poltrona Pescador, de Lucas Caramés (veja detalhes abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
‘Mesa Lúmen’ da Azo Collab
Fotos da Mesa Lúmen da Azo Collab
A Mesa Lúmen do grupo Azo Collab é uma das peças selecionadas para a exposição (veja fotos acima). Dois integrantes do grupo moram no DF:
A designer de interior Thaís Borges, de 34 anos, é moradora da Asa Sul
O arquiteto e urbanista Victor Grimaldi, de 36 anos, é morador do Lago Sul
Os outros dois integrantes da Azo Collab são Tiago Gresele, do Rio Grande do Sul, e Tatiana Lima, de Pernambuco
Thaís diz que a mesa, que também funciona como luminária, foi feita com resina, o que “permite brincar com a transparência e as cores”. Ela e Victor contam que o grupo busca dar características da história regional e brasilidade para as peças criadas.
Integrantes da Azo Collab. Da esquerda para direita: Tatiana Lima, Victor Grimaldi, Thaís Borges e Tiago Gresele.
Morgana Pizzi
Segundo Thaís e Victor, a exposição em Milão foi uma surpresa para o grupo. “Estaremos ao lado de grandes nomes de Milão. Tem sido a realização de um sonho”, fala a designer.
‘Banco Estrela’ de Eduardo Daniel de Souza
Fotos do Banco Estrela, de Eduardo Daniel de Souza
O Banco Estrela foi criado e executado pelo marceneiro designer e jornalista Eduardo Daniel de Souza, de 56 anos, morador de Sobradinho (veja fotos acima).
Eduardo conta que atuou na marcenaria como hobby por 15 anos e passou a trabalhar profissionalmente há dois anos.
Eduardo Daniel de Souza, no DF.
Beto Nociti
Eduardo executou o banco na Artífice, marcenaria colaborativa do seu filho, na Asa Norte. O banco é uma estrela de cinco pontas e tem uma forma côncava.
“É bonito quando você cria e executa uma coisa. Tem um ‘sabor’ diferenciado nisso. Uma obra que você criou e executou sendo apreciada pelas pessoas”, fala Eduardo.
‘Poltrona Pescador’ de Lucas Caramés
Fotos da Poltrona Pescador de Lucas Caramés
A Poltrona Pescador é do arquiteto e urbanista Lucas Caramés, de 31 anos, morador da Asa Sul. Lucas fez extensão em design de mobiliário e tem seu próprio estúdio, que “exalta sua raiz, sob uma perspectiva minimalista e contemporânea”.
“Essa peça dá continuidade a uma coleção de área externa intitulada ‘Salvà’ , oportunidade em que retornei às minhas origens contando um pouco da minha história sendo soteropolitano”, diz Lucas.
Lucas Caramés no DF.
Alice Leite
Segundo Lucas, participar da mostra significa um reconhecimento próprio e para a comunidade criativa de que seu trabalho é sempre maior do que se imagina.
“É muito importante estarmos juntos nessa empreitada, pois mostra também a força do nosso design autoral local, em Brasília, que nos últimos anos tem mostrado para o Brasil a força que nossa comunidade criativa tem”, fala Lucas.
LEIA TAMBÉM:
SUPERAÇÃO: criança que se afogou em piscina de hotel, em Alagoas, volta a andar
ESTREIA: ‘Crime da 113 Sul’ ganha série documental no Globoplay
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.