Vídeo mostra casas alagadas após chuva forte em Fernando de Noronha; praias do Parque Nacional Marinho são interditadas


Parte de um muro na praça onde está montado o palco de carnaval da ilha desabou. ICMBio fechou, temporariamente, a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos e a Trilha do Capim-Açu. Chuva forte alaga casas em Fernando de Noronha
As chuvas na noite do sábado (22) e na madrugada deste domingo (23) deixaram casas alagadas em Fernando de Noronha (veja vídeo acima). Por conta do temporal, parte do muro na praça onde está montado o palco para as festividades do carnaval desabou. Além disso, trilhas e praias da ilha foram fechadas.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuva com intensidade de moderada a forte em Fernando de Noronha neste último final de semana de fevereiro.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) informou, em nota, que a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos e a Trilha do Capim-açu estão temporariamente fechadas. “A situação será reavaliada e uma nova atualização será divulgada na segunda-feira (24)”, declarou.
A funcionária pública Edna Carneiro da Silva teve a casa alagada
Ana Clara Marinho/TV Globo
No conjunto habitacional da Vila Floresta Nova, formado por dez casas, a lama invadiu as residências. A funcionária pública Edna Carneiro da Silva contou que enfrenta alagamentos há seis anos, mas que, desta vez, a situação foi pior.
“Entrou muita água. Eu amo minha casa, gosto do ambiente. Fiquei muito nervosa ao ver tudo se acabando. É difícil, complicado. Foi muita lama, uma cachoeira derrubando tudo”, disse Edna.
O filho de Edna, Daniel Oliveira, é o vice-presidente do Conselho Distrital e relatou os transtornos. “A gente vem sofrendo ao longo dos anos, mas essa foi a pior situação, infelizmente. É preciso que sejam feitas essas obras de infraestrutura, uma vala para direcionar a água”, afirmou.
O comandante de embarcação Anderson da Costa também teve a casa invadida pela água. “Tive muito problema. Alagou sala, quarto, banheiro, tudo. Foi a primeira vez que entrou água dessa forma, foi devastador. Ainda estou contabilizando o prejuízo”, declarou.
Praça do carnaval
Muro da Praça São Miguel desabou
Ana Clara Marinho/TV Globo
Parte do muro de sustentação da Praça São Miguel, local onde está instalado o palco para as festividades do Carnaval, desabou com a chuva. Um engenheiro de uma empresa privada avaliou a situação, a pedido da Administração da Ilha.
O g1 questionou ao governo local se a festa de carnaval está mantida no espaço. A resposta recebida é que as condições de segurança serão avaliadas.
O que diz o governo
A Administração de Fernando de Noronha informou, em nota, que “está tomando todas as providências necessárias para atender aos moradores afetados pelas fortes chuvas ocorridas na noite do sábado (22) na ilha”.
De acordo com o governo de Pernambuco, as ações realizadas são as seguintes:
A Coordenação de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) foi acionada e se prontificou a enviar colchões e kits humanitários na manhã deste domingo (23), por meio de aeronave da Voepass, considerando a previsão de continuidade das chuvas informada pela Apac;
Alojamento e alimentação também estão sendo garantidos pela Administração da ilha, diante da situação;
O Corpo de Bombeiros foi acionado. Das dez casas na localidade mais afetadas, sete foram atingidas pelas chuvas. Dessas, cinco famílias relataram perdas, enquanto as outras duas informaram que a água entrou em suas residências, mas sem causar danos;
A Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos manteve contato com as famílias para viabilizar as necessidades de cada uma;
A equipe da Superintendência de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, por meio da Divisão de Fiscalização, também acompanha ações no local. Neste domingo (23), será realizada vistoria pela equipe de engenharia para avaliação das edificações afetadas pelas chuvas;
“A Administração segue monitorando a situação e está comprometida em oferecer apoio e assistência às famílias, buscando soluções que atendam suas necessidades e promovam a recuperação e o bem-estar da comunidade”.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.