Seap inicia transferência de presos de alta periculosidade do RJ para unidades federais


O g1 apurou que primeiro detento será levado para unidade federal em Catanduvas. Trata-se da primeira de 10 vagas abertas após acordo entre os governos do Rio de Janeiro e federal. Preso é levado do Rio de Janeiro para presídio federal
Divulgação/ Governo do Rio de Janeiro
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) começou, na manhã deste domingo (23), a transferência de 10 presos considerados de alta periculosidade para presídios federais. A medida foi anunciada pelo governador Cláudio Castro (PL) por meio das redes sociais.
A mudança acontece após Castro pedir ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a ida desses criminosos para fora do estado.
O g1 apurou que o primeiro detento a ser levado para fora do estado sairá da Penitenciária Laércio da Costa Peregrino, conhecido como Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.
Nos últimos dias, sem alarde, a Seap preparou as transferências. O objetivo é evitar que as defesas ajuizassem na Justiça do RJ liminares para que os detentos não fossem retirados do complexo penitenciário.
A transferência acontece após a Justiça do Rio autorizar a troca, para unidades prisionais federais, por pelo menos 3 anos.
Muitos presos que serão transferidos possuem envolvimento com milícias ou integram facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.