Quais exercícios físicos podem te deixar mais inteligente

Mulher fazendo exercícios físicos ao ar livre

Exercícios físicos não só fortalecem o corpo, mas também têm um impacto profundo na saúde do cérebro – Foto: Freepik/ND

Praticar exercícios físicos pode influenciar o humor e o desempenho intelectual. Quando nos exercitamos, nosso corpo libera substâncias que estimulam o funcionamento do cérebro, melhorando a memória, a concentração e a capacidade de aprendizado. Saiba quais são os melhores exercícios para potencializar esse efeito.

Quais exercícios físicos fazer para ficar mais inteligente?

Mulher fazendo exercícios físicos ao ar livre

Estudos indicam que até mesmo breves sessões de exercícios físicos intensos podem trazer benefícios imediatos para a função cerebral – Foto: Freepik/ND

Estudos mostraram que o exercício físico, quando praticado regularmente, melhora as funções cognitivas, aumenta a plasticidade neuronal e promove um envelhecimento saudável. No entanto, uma nova pesquisa revelou quais são os melhores tipos de exercício para potencializar esses benefícios.

Um estudo realizado pela University College London mostrou que cerca de seis a nove minutos diários de atividade física moderada a intensa podem melhorar o funcionamento cerebral em comparação com quem permanece sedentário.

Mulher fazendo crossfit

Começar com exercícios físicos simples e ir progredindo aos poucos é o ideal para quem quer mudar de rotina – Foto: Drazen Zigic/ND

Confirmando essa descoberta, um estudo de Wendy Suzuki, da Universidade de Nova York, revelou que uma hora de exercício intenso, como cerca de cinquenta minutos de bicicleta, corrida, dança aeróbica ou HIIT (treinos de alta intensidade), pode melhorar significativamente a função cerebral, especialmente no córtex pré-frontal, região responsável pelo raciocínio, resolução de problemas, aprendizado, memória e comunicação.

Outras pesquisas também comprovam que a prática de exercícios pode melhorar o QI (quociente de inteligência). Se você é sedentário, comece com atividades leves e vá aumentando a intensidade aos poucos, sempre com cuidado para evitar exageros e lesões.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.