Em meio ao calorão, Defesa Civil alerta Vale e região para risco de chuvas intensas no fim de semana


De acordo com o órgão estadual, há previsão de temporais, raios e rajadas de vento entre esta sexta-feira (21) e domingo (23). Previsão de chuva, temporal e tempo fechado no Vale do Paraíba
Maria Eduarda/Vanguarda Repórter
Em meio ao forte calor que atinge o Vale do Paraíba desde a última semana, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para a previsão de chuvas intensas neste fim de semana, em toda a região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o órgão estadual, o alerta é válido entre esta sexta-feira (21) e o domingo (23), para todas as cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina.
No alerta, a Defesa Civil de São Paulo explicou que o tempo instável é provocado por um sistema meteorológico que se aproximou da costa do Sudeste do país e ficará estacionado na região pelos próximos dias.
Por conta disso, há risco de chuvas volumosas, temporais, raios e rajadas de vento. Caso isso se confirme, as temperaturas devem ser amenizadas, deixando a casa dos 35ºC de máxima, que foi registrado na semana, para cerca de 30ºC entre o sábado e o domingo.
Raio na região do Vale do Paraíba
Alfredo Ayres/TV Vanguarda
Orientações
A Defesa Civil de SP informou que, por conta da possibilidade de chuvas fortes, é importante redobrar os cuidados, especialmente nas áreas consideradas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra.
Segundo a Defesa Civil, os moradores da região devem evitar áreas alagadas, pois a força da água pode arrastar pessoas e veículos, além de esconder buracos e objetos perigosos.
Caso ocorra um alagamento repentino, a orientação é buscar um local seguro e não tentar atravessar ruas inundadas, até que o problema seja resolvido.
“Moradores em áreas de risco devem ficar atentos a sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes, inclinação de árvores e postes, além de estalos no solo. Esses sinais indicam a possibilidade de movimentação de terra, exigindo evacuação imediata do local e contato com a Defesa Civil”, informou o órgão.
Também é recomendável ter atenção a objetos soltos em áreas externas, como telhas, antenas e móveis de varandas, por conta das rajadas de vento previstas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.