Um mês de Donald Trump: medidas para combater imigração ilegal dividem americanos

Segundo dados do ICE, o número de imigrantes detidos condenados por crimes teve um aumento leve. O de imigrantes irregulares, sem histórico criminal, mais do que triplicou. Trump completa 1 mês na Casa Branca com políticas anti-imigração que dividem americanos
O presidente americano Donald Trump completou um mês na Casa Branca. Nesse início de mandato, as medidas para combater a imigração ilegal dividiram os americanos.
Em 30 dias de governo Trump, poucos grupos foram tão afetados como os imigrantes. O presidente declarou ‘emergência na fronteira com o México e mandou militares para a região. Também enviou imigrantes ilegais para a base militar de Guantánamo, em Cuba, onde existe uma prisão para terroristas.
A Polícia Federal de Imigração, o ICE, reforçou operações para prender estrangeiros irregulares em cidades como Chicago, Philadelphia, Miami… Estas operações aconteceram também em Nova York, em regiões como o Queens… que tem, inclusive, a maior comunidade de imigrantes brasileiros da cidade.
As pessoas contam que os agentes fizeram buscas em igrejas, escolas e hospitais. Lugares onde antes de Trump, isso não podia acontecer. Patic veio da Índia, ele disse que as ruas estão mais vazias e q as pessoas estão com medo.
Em janeiro, o número de detidos em todo o país chegou perto de 1,2 mil em um único dia. Enquanto isso, voos militares de deportação saíam pra países como Guatemala, Venezuela, Brasil, e até para a Índia.
Nas redes, o governo não esconde as operações. Dois dias atrás, a Casa Branca postou um vídeo que mostrava algemas usadas para prender imigrantes. A publicação sugeria que o som que elas faziam era relaxante.
Segundo dados do ICE, o número de imigrantes detidos condenados por crimes teve um aumento leve. O de imigrantes irregulares, sem histórico criminal, mais do que triplicou.
Mesmo quem tem documentos está com medo. Testemunhas dizem que o ICE primeiro prende pra depois perguntar.
Em janeiro de 2025, as apreensões na fronteira caíram para o menor número desde maio de 2001, um sinal de que os imigrantes estão com medo de fazer a travessia.
Uma pesquisa de opinião contratada pelo jornal The Washington Post mostrou nesta quinta-feira (20) que 50% dos americanos aprovam a forma como Trump está lidando com a imigração. 48% desaprovam.
LEIA TAMBÉM
Os imigrantes deportados pelos EUA que ficam isolados em hotel no Panamá e pedem ajuda pelas janelas
Animais, anéis, documentos: brasileiros deportados dos EUA deixam tudo pra trás e se queixam de falta de regras claras
Na fronteira do México, imigrantes choram após EUA cancelarem entrevistas de asilo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.