
Nova cratera fica na avenida Santina Alvissus Fernandes, próximo ao local onde um problema igual causou transtornos aos moradores do bairro em 2023. Asfalto cede, abre nova cratera e interdita casa no bairro Jardim Mourisco, em Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
Uma nova cratera se abriu no bairro Jardim Mourisco, em Taubaté, depois do asfalto ceder na manhã desta quinta-feira (20). Ninguém se feriu, mas a casa de um casal de idosos precisou ser interditada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo os moradores do local, o asfalto já vinha afundando há alguns dias e cedeu de vez por volta das 6h desta quinta-feira, na avenida Santina Alvissus Fernandes – mesmo endereço em que uma grande cratera se abriu em 2023 e causou transtornos aos moradores.
A prefeitura foi acionada e explicou à Rede Vanguarda que os problemas estão relacionados.
“Esse problema atual é continuação da mesma tubulação do evento de 2023. A tubulação está danificada. A prefeitura fez um conserto na época. Dessa vez foi um pouco antes na rua. Essa semana a gente já estava monitorando, porque viu que abriu um buraco com trincas. Interditamos a rua nesse trecho, mas com as chuvas dessa semana a terra cedeu”, explica o secretário de serviços públicos e obras da Prefeitura de Taubaté, Oliveira Neto.
“Vamos fazer agora a contenção para que isso não aumente, uma reforma emergencial, e depois a estratégia é fazer uma tubulação paralela e ignorar essa, para que isso não aconteça novamente no futuro.”
Além do casal de idosos, que teve a casa interditada pela Defesa Civil, a gestão municipal prevê que mais moradores precisem deixar os imóveis para evitar que eles sejam abalados.
“Nós iremos fazer a interdição de algumas casas, provavelmente três ou quatro. Elas não estão abaladas no momento, mas, até que a contenção seja feita, há essa necessidade, porque a gente teme que haja algum abalo. Por prevenção, a gente vai retirar algumas famílias. A prefeitura tem um sistema de aluguel social para que essas famílias tenham para onde ir, mas a gente precisa garantir a segurança delas para que não tenha nenhum outro problema até que as obras sejam iniciadas e a gente consiga fazer a contenção adequada do local”, afirmou Oliveira Neto.
A Comgás também foi acionada por conta de um vazamento de gás no local, mas, segundo a prefeitura, não há risco.
“Esse gás é diferente do GLP, é mais leve, então ele vai se dissipar com o tempo. Foi necessário a equipe da Comgás vir para fechar essa canalização para que o vazamento não continuasse, mas não há mais risco. As equipes já fecharam o vazamento, e o gás que vazou já se dissipou”, concluiu o secretário.
Asfalto cede, abre nova cratera e interdita casa no bairro Jardim Mourisco, em Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
Cratera de 2023
Uma cratera se abriu depois de uma parte do asfalto da avenida Santina Alvissus Fernandes, no bairro Jardim Mourisco, ceder na tarde do dia 15 de janeiro.
Cratera do bairro Jardim Mourisco: moradores estão impedidos de entrar em suas residências
Laurene Santos/TV Vanguarda
De acordo com a Defesa Civil da cidade, a abertura aconteceu por conta do rompimento dos canos de abastecimento que passam pela região.
No dia 18 de janeiro, uma chuva forte que atingiu a cidade aumentou o tamanho da cratera. Com isso, no dia seguinte, a prefeitura decidiu que nove famílias deveriam deixar suas casas no local devido ao risco.
As obras no local começaram no dia 23 de janeiro, com a promessa de execução em 20 dias, o que não aconteceu. Segundo a prefeitura na época, as chuvas constantes atrapalharam os serviços.
Depois disso, novos prazos foram dados e, novamente, descumpridos. As obras na cratera só foram encerradas de vez em maio de 2023, mas sem reparos nas casas afetadas pelo problema.
9 famílias do mourisco seguem fora de casa devido à cratera
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina