

Embrião de dinossauro foi encontrado na China – Foto: Reprodução/ND
Cientistas da China encontraram um embrião de dinossauro fossilizado de aproximadamente 70 milhões de anos. O jovem oviraptorídeo do Cretáceo, batizado de “Baby Yingliang”, perdeu a oportunidade de se tornar um temível réptil pré-histórico, mas permitiu que paleontólogos entendessem melhor o desenvolvimento embrionário dos dinossauros extintos e suas semelhanças com as aves modernas.
Estima-se que o ovo, encontrado na Formação Hekou, no sul da China, é do período Cretáceo tardio, que ocorreu entre 145 e 65 milhões de anos atrás.
Por que o embrião nunca eclodiu?
Um mistério em torno da descoberta é por que o dinossauro nunca eclodiu.
Não é possível afirmar a causa exata, mas os cientistas apontam que ele pode ter sido enterrado por um evento natural, como um deslizamento de terra, enchente ou queda de sedimentos, o que interromperia seu desenvolvimento.

Embrião de dinossauro nunca eclodiu do ovo – Foto: Reprodução/ND
Outro fator pode ter sido mudanças na temperatura, umidade ou falta de oxigênio, o que comprometeria o crescimento do embrião, levando à sua morte antes da eclosão.
Ou então, assim como ocorre com embriões modernos, simplesmente pode ter havido uma anomalia genética ou problemas fisiológicos que impediram o crescimento completo e o nascimento do dinossauro.
Se os ovos precisassem de cuidados específicos dos pais para manter as condições ideais, a ausência dessa atenção também poderia ter levado à falha na eclosão.
A última hipótese é que microrganismos poderiam ter infectado o ovo, matando o embrião antes que ele tivesse a chance de se desenvolver completamente.
A relação entre o embrião de dinossauro e as aves atuais
Conforme explicam os pesquisadores no estudo, o embrião foi encontrado com a cabeça abaixo do corpo, as pernas dobradas ao lado e as costas curvadas ao longo da extremidade arredondada do ovo.

Comparação dos pesquisadores do embrião de dinossauro com os embriões de aves modernas – Foto: Reprodução/ND
Essa posição é muito parecida com a de aves modernas em estágios avançados de desenvolvimento, o que sugere um comportamento similar antes da eclosão.
Em aves modernas, a postura de “encaixe” – onde o embrião se movimenta dentro do ovo em uma posição específica para facilitar a eclosão – é essencial para a sobrevivência.
O estudo propõe que esse comportamento pode ter se originado em dinossauros não aviários, como os oviraptorídeos.
A semelhança entre a postura do embrião de oviraptorídeo e a dos embriões de aves modernas reforça a relação evolutiva entre dinossauros e aves.
Isso sugere que algumas características biológicas das aves já estavam presentes em dinossauros antes da evolução do voo.