Iniciativa visa desenvolver habilidades e competências empreendedoras em alunos do Ensino Fundamental em Cacoal (RO). Sicoob Credip apoia projeto que leva educação empreendedora a escolas rurais
Arquivo Sicoob Credip
Cerca de 250 alunos de 10 escolas rurais municipais de Cacoal (RO) participaram do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), desenvolvido pelo Sebrae Rondônia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, apoiada pela Sicoob Credip, visa desenvolver habilidades e competências empreendedoras nos alunos do Ensino Fundamental, promovendo a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes.
O projeto vai além da sala de aula, os alunos aprendem na prática como transformar ideias em negócios de sucesso. O JEPP incentivou os alunos a desenvolverem produtos artesanais e alimentícios inspirados na cultura local. A Cooperativa forneceu as matérias-primas para a confecção dos produtos.
A Cooperativa forneceu as matérias-primas para a confecção dos produtos.
Arquivo Sicoob Credip
Dentre as criações dos jovens empreendedores estão saltenhas, doces diversos, hotdogs, queijos e derivados do leite, produtos de leite, produtos de limpeza, coxinhas, pães, bolos, biscoitos e churrasco.
As escolas participantes da iniciativa são Escola Santos Dumont, Escola Cruzeiro do Norte, Escola Presidente Médici, Escola José Mauro de Vasconcelos, Escola Anita Garibaldi, Escola Maria Montessori, Escola Pedro Álvares Cabral, Escola Dr João de Deus Simplício e Escola Cláudio Manoel.
A Escola Cruzeiro do Norte, da linha 21, por exemplo, participou desenvolvendo temperos naturais e linguiça pomerana. A professora Edilaine Nair Sesquim Ventura explica que, no projeto, os alunos participam ativamente desde a confecção do canteiro da horta até a produção final dos temperos.
“Levamos as crianças para colher esterco na área rural e preparar o adubo orgânico. Eles fazem os canteiros, plantam cebolinha, salsa, coentro, pimenta, entre outros temperos, e cuidam da horta, adubando e regando as plantas. Após a colheita, os alunos preparam as conservas e esterilizam os vidros, reciclando-os”, relata Edilaine.
os alunos participam ativamente desde a confecção do canteiro da horta até a produção final dos temperos.
Arquivo Sicoob Credip
A produção da linguiça é realizada pelos alunos com a ajuda dos pais. “Eles vêm à escola para confeccionar a linguiça, que depois é defumada durante a noite. As crianças recebem treinamento de vendas e se preparam para participar da feira da Cafecau, onde comercializam os produtos”, conclui a professora.
Segundo a gestora regional do Programa Educação Empreendedora do Sebrae, Renilda Medeiros, o projeto é desenvolvido em Cacoal há nove anos. Contudo, a partir de 2023, passou a ser aplicado em 10 escolas municipais rurais e expandiu as feiras de comercialização dos produtos produzidos pelos alunos.
“Essas feiras, que antes ocorriam nas próprias escolas, agora são realizadas na Feira Municipal do Café e do Cacoal, onde são apresentados novos produtos alinhados à realidade das comunidades rurais e à vocação do município. Dessa forma, o projeto incentiva o comportamento empreendedor e estimula o protagonismo juvenil”, ressaltou Renilda.
O JEPP incentivou os alunos a desenvolverem produtos artesanais e alimentícios inspirados na cultura local.
Arquivo Sicoob Credip
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas do país e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são 47 pontos de atendimento físicos e um digital, atendendo a mais de 140 mil cooperados.