Carnaval 2025: Acadêmicos do Sul da Ilha remonta à magia do mar e aos mistérios de pescadores

O samba-enredo da Acadêmicos do Sul da Ilha este ano promete trazer um enredo cheio de mistérios, trazendo à tona a rica tradição dos pescadores da região e a relação de respeito com as águas. A escola se apresentará na sexta-feira (28), a partir das 23h50, na Passarela Nego Quirido, com 1.900 pessoas no desfile.

Acadêmicos do Sul da Ilha estreou no Grupo Especial em 2023, quando homenageou centenário do Avaí e conquistou o terceiro lugar no Carnaval de Florianópolis daquele ano - Foto: Cristiano Estrela/ND

Acadêmicos do Sul da Ilha estreou no Grupo Especial em 2023, quando homenageou centenário do Avaí e conquistou o terceiro lugar no Carnaval de Florianópolis daquele ano – Foto: Cristiano Estrela/ND

Enredo da Acadêmicos do Sul da Ilha remonta às tradições e mistérios dos pescadores manezinhos

Tesouros, sereias e serpentes gigantes são algumas das “histórias de pescador” que permeiam o imaginário de quem tem a vida e o trabalho associados ao mar. São essas histórias e mistérios que a Acadêmicos do Sul da Ilha leva ao público com o samba-enredo deste ano.

O enredo “Os Sete Segredos do Mar” tem, em seu rol de compositores, os carnavalescos Cesinha Nunes, Conrado Laurindo, Edson do Tamborim, Fred Inspiração, Sequinho do Cavaco e Willian Tadeu. O intérprete será Viny Machado.

A letra aborda celebra a tradição dos pescadores manezinhos e retrata o mar como um meio de sustento e um espaço sagrado, repleto de mistérios e magia. O trabalho árduo e a relação de respeito com as águas, buscando não somente a sobrevivência, mas também uma conexão espiritual, são temas presentes no samba-enredo.

“Todos os segmentos estão trabalhando de maneira intensa para fazer um desfile impecável e conquistar o tão sonhado título para a Tapera”, declarou a escola de samba.

Samba-enredo

Ô Inaê, Dandalunda, Iná

Ilumina meu destino, feito o sol e o luar

Eu vou-me embora no balanço da canoa

Pedir uma vida boa para os seres desse mar

Ouvi na praia histórias de Marambaia

Verdadeira é a magia que o tempo enfeitiçou

Vagueia no clarão da lua cheia

Quando canta a sereia e seduz o pescador

Ô marinheiro, marinheiro só…

Ô marinheiro, marinheiro só…

Encontrei no oceano

Mil palácios de corais

Não dê vez ao desengano

Vento em popa, siga em paz!

Se um gigante no mar serpenteia

Agita areia, balança maré

Tesouros, mistérios perdidos

Heróis e bandidos, a chama da fé

Brilhou… O infinito num lampejo

Realizando meu desejo (ô)

De paz, fartura e proteção

E agora…

A tentação me devora

Embalo em minha viola

A voz que ecoa na imensidão

Vem do Sul da Ilha um arrastão de amor

Nessa onda eu vou… me leva!

Sete segredos, vamos desvendar

No mar azul e rosa da Tapera

Conheça a história da Acadêmicos do Sul da Ilha, escola fundada em 2008 na Tapera, em Florianópolis

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Sul da Ilha foi fundado como um bloco de carnaval em 1º de fevereiro de 2008, realizando desfiles na comunidade da Tapera, animando os moradores locais.

Entre 2009 e 2011, desfilou na comunidade da Tapera, animando os moradores locais. Após ser campeã no Grupo de Acesso de Blocos em 2012 e 2014, a escola conquistou o acesso ao Grupo Especial em 2020, consolidando sua posição no cenário carnavalesco.

Em 2021 e 2022, os desfiles na Nego Quirido foram cancelados devido à pandemia da Covid-19. A estreia da Acadêmicos do Sul da Ilha na principal avenida carnavalesca de Santa Catarina ocorreu em 2023, quando a escola homenageou o centenário do Avaí Futebol Clube e conquistou o terceiro lugar.

Tudo que você precisa saber sobre o desfile da Acadêmicos do Sul da Ilha

  • Samba-enredo: Os Sete Segredos do Mar
  • Integrantes no desfile: 1.900
  • Alas: 19
  • Carros alegóricos: 2
  • Dia e horário do desfile: sexta-feira (28), às 23h50
  • Como comprar fantasias: já estão esgotadas, segundo a escola
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.