Popularidade: Marcas que se tornaram sinônimo de produto no Brasil

No Brasil, algumas marcas alcançaram tamanha popularidade que se tornaram sinônimo de produto. Por isso, mesmo quando a pessoa compra de outra marca, chama o produto pelo nome da concorrente. O Flipar mostra algumas delas a seguir!
Band-Aid – Marca de bandagem adesiva para pequenas feridas ou cortes. Foi criada em 1920 pela empresa americana Johnson e Johnson.
Bombril – Marca de esponjas de aço criada pelo empresário Roberto Sampaio Ferreira em 1948. O slogan “1.001 utilidades” apresentado pelo ator Carlos Moreno, seu garoto-propaganda por 35 anos, deu muita popularidade ao nome.

Catupiry – Marca brasileira de requeijão criada em 1911, passou a designar no dia a dia um tipo de queijo cremoso presente em pizzas, lanches e pratos diversos.
Chiclets – Marca da americana Adams, virou sinônimo para qualquer goma de mascar.
Cotonetes – Assim com o band-aid, é o nome de uma marca exclusiva da Johnson e Johnson, mas passou a ser referência para toda haste flexível para limpeza dos ouvidos.
Danone – Nome de uma multinacional de produtos alimentícios, é empregado informalmente para designar iogurtes em geral.

Durex – Marca de fita adesiva fabricada pela empresa homônima, transformou-se em nome genérico do produto.
Gillette – Marca da corporação norte-americana Procter e Gamble, popularizou-se como termo para qualquer aparelho de barbear (em geral, grafado como Gilete).
Isopor – Marca registrada da Knauf para artigo da família dos plásticos, passou a designar o polímero EPS, presente no acondicionamento de produtos e com outras finalidades.
Leite Moça – Fabricada pela Nestlé, a marca de leite condensado passou a nominar informalmente a guloseima.
Leite Ninho – Marca de leite de pó da Nestlé que também alcançou o “status” de nome do produto.
Maizena – Marca de amido de milho da Unilever. No Brasil, usa-se maisena para se referir genericamente ao produto.
Modess – Marca da Johnson e Johnson (olha ela aí de novo!), tornou-se sinônimo de absorvente feminino.
Miojo – Marca da japonesa Nissin, popularizou-se como forma de designar o macarrão instântaneo.

Ray-Ban – Marca de óculos de sol, é outro caso em que o nome passou a batizar o produto independentemente da fabricante.

Rimmel – Marca fundada pela House of Rimmel, tornou-se sinônimo de cosmético feminino para os cílios (grafado como rímel).
Sucrilhos – Marca de cereal matinal produzido pela Kellogg Company – muito famosa pela mascote tigre Tony.

Tupperware – Marca de recipientes plásticos para armazenar alimentos lançada em 1946 e presente no mundo todo. No Brasil, passou a nomear produtos similares.

Uber – Marca de plataforma de transporte privado urbano, tomou tamanha proporção que virou sinônimo para qualquer aplicativo do gênero no mercado.
Yakult – Marca japonesa de bebida láctea fermentada que contém lactobacilos (gênero de bactérias) vivos. Sua popularidade fez as pessoas referirem-se a probióticos variados como “yakult”.
Xerox – Nome de uma empresa americana do setor de tecnologia da informação. Ficou conhecida mundialmente pela criação da fotocopiadora, o que fez o termo popularizar-se como sinônimo de reprodução de documentos por meio dessa máquina.

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