O futuro da ordem mundial, o preço do café nas alturas: todos os episódios da semana de O Assunto


O Assunto é o podcast diário do g1. Perdeu algum? Aproveite o fim de semana para maratonar. Você pode ouvir O Assunto no g1, no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O Assunto é o podcast diário do g1, apresentado por Natuza Nery, e publicado de segunda a sexta-feira. Perdeu algum episódio da semana? Você pode aproveitar o fim de semana para maratonar! É só colocar o fone e dar o play! Nesta semana também na apresentação: Julia Duailibi.
#1403: Segurança na aviação particular 🎧
Piloto e passageiro morreram na queda de um avião de pequeno porte na manhã de sexta-feira (7) na Avenida Marques de São Vicente, uma das mais movimentadas da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. Eles eram os dois únicos a bordo do King Air F90, que decolou do Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino a cidade Porto Alegre. O avião ficou apenas um minuto no ar antes de mergulhar contra o asfalto e se chocar com um ônibus — sete pessoas ficaram feridas.
Menos de um mês atrás, uma aeronave, também de pequeno porte, ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodiu na Praia do Cruzeiro — o piloto morreu. E em dezembro de 2024, outro acidente, de novo com uma aeronave pequena, que caiu em Gramado, no Rio Grande do Sul, deixando os 10 ocupantes mortos.
Para entender o atual patamar de quedas de aviões no Brasil e o que pode ser feito em termos de segurança, Natuza Nery conversa com Raul Marinho, diretor técnico da Associação Brasileira de Aviação Geral. Ele também explica os recentes acidentes nos Estados Unidos, como a colisão de um helicóptero com um avião na capital Washington, e a queda de um avião com seis pessoas na Filadélfia.
#1404: Café – preço nas alturas 🎧
Segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água, o café está pesando no bolso do consumidor. Nos últimos três meses, o preço subiu 50% e, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a alta deve continuar no futuro próximo, puxada pela valorização do dólar e por uma safra prejudicada pelas mudanças climáticas.
Maior produtor de café do mundo, com quase 40% do mercado global, o Brasil viu suas exportações crescerem mais de 50% no ano passado – o que também pesa no preço que chega ao consumidor final.
Para analisar os fatores internos e externos que fizeram o café encarecer tanto, Julia Duailibi conversa com Vivian Souza, repórter do g1. Ela também alerta para o “cafake”, um tipo de bebida que imita o gosto do café.
Na sequência, Julia entrevista José Roberto Mendonça de Barros, fundador e sócio da consultoria MB Associados. Secretário de política econômica do Ministério da Fazenda entre 1995 e 1998, Mendonça de Barros explica por que “o pior já passou” na inflação de alimentos.
#1405: O projeto de lei contra apologia ao crime em shows🎧
Proposto por uma vereadora do União Brasil de São Paulo, o projeto que proíbe o uso de dinheiro público para bancar shows de artistas que façam apologia ao crime e ao uso de drogas chegou também a Brasília. O texto, primeiro apresentado na Câmara dos Vereadores de São Paulo, foi protocolado pelo deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) na Câmara dos Deputados e agora espera um parecer da presidência da Casa.

Na capital paulista, a vereadora Amanda Vettorazzo não falou em nenhum nome ou gênero musical. Mas, nas redes sociais, ela mesmo apelidou o projeto de “lei anti-Oruam”, uma referência ao rapper de 23 anos que acumula milhões de seguidores nas redes sociais.
Para entender quem é Oruam e como a discussão sobre o projeto se espalhou por capitais e chegou até Brasília, Julia Duailibi conversa com Braulio Lorentz, editor do g1 Pop&Arte, e com Danilo Cymrot, doutor em direito pela USP e pesquisador cultural.
Autor do livro “O funk na batida: baile, rua e parlamento”, Danilo explica o que é e qual a diferença entre apologia e incitação ao crime. Ele avalia também o quanto os projetos em discussão avançam em relação ao que já está previsto em lei.
Braulio conta quem é Oruam, cantor de rap cuja carreira começou em 2021 e que, no ano passado, cantou para uma plateia vestido com uma camiseta estampando o pedido de liberdade para o pai, o traficante Marcinho VP.
#1406: Crise climática – impactos na educação 🎧
Após dias de impasse, a Justiça do Rio Grande do Sul definiu que o ano letivo na rede pública do estado deve começar nesta quinta-feira (13). O atraso teve um motivo: a onda de calor que fez as temperaturas superarem os 43°C no estado.
Em 2024, mais de 1 milhão de crianças do Brasil tiveram os estudos interrompidos por eventos extremos, segundo um relatório do Unicef. Ainda de acordo com o documento, pelo menos 242 milhões de estudantes de 85 países tiveram a vida escolar afetada pela crise do clima no ano passado, o mais quente já registrado na história da humanidade.
Os impactos da crise climática na educação também foram medidos em uma pesquisa recente. O Equidade Info, iniciativa da Universidade de Stanford, mostrou que 77% das escolas não têm um plano de emergência em caso de desastre natural. Apontou também que 7 em cada 10 professores dizem não seguir um currículo específico sobre mudanças climáticas e sustentabilidade nas escolas em que lecionam.
Para discutir como esta realidade impacta crianças e adolescentes, os riscos na aprendizagem e entender como escolas podem se adaptar à nova realidade do clima, Julia Duailibi conversa com Mônica Dias Pinto, chefe de educação do Unicef no Brasil.
#1407: Trump, Putin e o futuro da ordem mundial 🎧
Na última quarta-feira (12), os presidentes dos EUA e da Rússia conversaram longamente sobre como colocar um ponto final na guerra na Ucrânia, em curso há quase três anos. A negociação direta entre EUA e Rússia, sem consulta ao governo de Kiev, não agradou aos países da União Europeia e colocou ainda mais pontos de interrogação sobre os reais interesses americanos no conflito.
No mesmo dia, em um encontro da Otan em Bruxelas, o secretário de Defesa dos Estados Unidos declarou que a ideia de a Ucrânia voltar a ter as fronteiras pré-guerra é “um objetivo irrealista e ilusório”. E afirmou que não vê a possibilidade de a Ucrânia fazer parte da Otan, desejo antigo do país que serviu como justificativa para a invasão russa.
Trata-se de um cavalo de pau inédito das relações exteriores dos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial – quando o país assumiu a posição de superpotência que interfere nos rumos de todo o Ocidente. Isso dias depois do secretário de Estado americano, Marco Rubio, def ender um “mundo multipolar”.
Para analisar o jogo de interesses das potências mundiais, Julia Duailibi conversa com Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV e pesquisador da Universidade Harvard e do Carnegie Endowment. Diretamente da Alemanha, onde acompanha a Conferência de Munique, ele explica como o novo posicionamento dos EUA em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia sinaliza uma nova ordem geopolítica global.
VEJA CORTES DO ASSUNTO EM VÍDEO
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
Natuza Nery comanda o podcast O Assunto
g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.