![](https://s2-g1.glbimg.com/fROCnsinelk1QQ1vzSfNCEIdsn0=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/s/z/r5BN68TJGMckzkQmSayw/dengue.jpeg)
Com 1.005 confirmações da doença até sexta-feira (14), município reúne 54% de todos os casos na região de Itapetininga. Prefeitura decretou situação de emergência há 11 dias. Conchas emite alerta de emergência após registrar mais de 1 mil casos de dengue
A cidade de Conchas (SP) já soma mais de mil casos de dengue confirmados até sexta-feira (14), o que representa 6,61% dos habitantes. Na semana passada, a prefeitura decretou situação de emergência. O município reúne 54% de todos os casos da doença na região de Itapetininga.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo o painel de arboviroses da Secretaria da Saúde do Estado, são 1.005 casos confirmados nos primeiros 45 dias do ano. Devido o aumento considerável, a Prefeitura de Conchas tem intensificado as ações de combate ao mosquito. A previsão é que o Dia “D” de mobilização contra a dengue seja marcado para a próxima semana.
A maioria dos infectados é de mulheres, representando 54% dos casos. A maior parte do público geral (considerando homem e mulher), 26%, tem entre 20 e 34 anos.
Além dos casos positivos, o painel do estado registra três óbitos em investigação e dois casos de dengue grave. Segundo a Secretaria de Saúde de Conchas, um dos óbitos foi descartado, considerando apenas dois em investigação.
Ainda conforme o painel de arboviroses do estado, grande parte dos casos registrados em Conchas é dos sorotipos 2 e 3, sendo que o tipo 3, DENV-3, tem maior potencial de causar formas graves da doença, segundo o Ministério da Saúde. O Brasil tem quatro categorias de dengue em circulação.
Em 2024, no mesmo período do ano, o município registrou apenas nove casos confirmados da doença. Após decretar a situação de emergência no dia 3, a Prefeitura de Conchas informa que adotou “todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia”, incluindo aquisição de insumos e materiais para combater o mosquito e contratação de serviços emergenciais.
Outras cidades em alerta
Outras duas cidades estão em alerta devido ao aumento nos índices, como Tatuí (SP), que tem 298 casos positivos, e Laranjal Paulista (SP), com 170 confirmações.
Em Tatuí, a vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Porém, segundo a prefeitura, a procura está baixa, com menos de 15% do público imunizado pela vacina, que precisa de duas doses para garantir a proteção.
No caso de Conchas, como a cidade tem menos de 100 mil habitantes, ainda não recebeu doses da vacina QDenga disponibilizada pelo Ministério da Saúde para o público alvo.
Larvas do mosquito da dengue
Reprodução/TV Globo
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM