Papa Francisco é internado em Roma para tratar bronquite

Papa Francisco é internado em RomaALBERTO PIZZOLI

O papa Francisco, de 88 anos, foi internado na manhã desta sexta-feira (14) no hospital Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames médicos e continuidade do tratamento contra uma bronquite, informou o Vaticano.

O pontífice argentino deu entrada no hospital após cumprir suas audiências matinais. Nos últimos dias, ele apresentou dificuldades para respirar e chegou a precisar de ajuda para ler seus discursos durante compromissos oficiais.

Na audiência geral da última quarta-feira (12), Francisco pediu que um sacerdote continuasse a leitura de sua mensagem. “Vou deixar que o padre leia porque ainda não consigo por causa da bronquite. Espero que da próxima vez eu consiga”, disse ele. No entanto, ao final do encontro, fez questão de cumprimentar os peregrinos italianos e reforçar seu pedido por orações pela paz no mundo.

No domingo anterior, o papa já havia demonstrado sintomas da infecção ao solicitar ajuda para concluir a leitura de sua homilia, justificando estar com dificuldades para respirar.

Diante do quadro, o Vaticano anunciou que as audiências dos dias 6 e 7 de fevereiro seriam realizadas na residência papal para que Francisco pudesse se recuperar. Desde então, ele apareceu com o rosto mais inchado, o que sugere que a medicação utilizada para tratar a bronquite pode estar causando retenção de líquidos.

Histórico de saúde

O papa Francisco foi levado ao mesmo hospital onde, em junho de 2023, passou por uma cirurgia para retirada de tecido cicatricial intestinal e correção de uma hérnia abdominal. No início do ano passado, ele também ficou internado por três dias para receber antibióticos intravenosos devido a uma infecção respiratória.

Aos 21 anos, o pontífice teve parte de um pulmão removido devido a uma infecção grave. Nos últimos anos, além das dificuldades respiratórias, ele tem lidado com dores crônicas nos joelhos e na região do quadril, inflamação no cólon e precisou passar por uma operação de hérnia. Desde 2022, Francisco tem usado cadeira de rodas e bengala para se locomover.

Papa Francisco sofre com casos recorrentes de bronquiteReprodução/Vaticano

Em dezembro de 2023, uma bronquite levou o papa a cancelar sua participação na COP28, a conferência do clima da ONU, em Dubai. Já no final de março deste ano, ele também precisou desistir de participar do tradicional Via-Crúcis no Coliseu de Roma, embora tenha conseguido celebrar a missa de Páscoa dias depois.

Mesmo com os recorrentes problemas de saúde, Francisco mantém uma agenda intensa de compromissos e viagens internacionais. Em setembro, ele realizou a viagem mais longa de seu pontificado, percorrendo Timor-Leste, Indonésia, Papua-Nova Guiné e Singapura ao longo de 12 dias.

Agora, os exames no hospital Gemelli devem avaliar a evolução do tratamento contra a bronquite e determinar os próximos passos para a recuperação do líder da Igreja Católica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.