Justiça concede auxílio-aluguel à mulher vítima de violência doméstica em Simplício Mendes, no Piauí


A decisão está prevista pela Lei 14.674/2023, que permite que o benefício seja concedido por até seis meses, conforme a vulnerabilidade da vítima. 1ª Vara da Comarca de Simplício Mendes
TJPI
A 1ª Vara da Comarca de Simplício Mendes, a 391 km de Teresina, concedeu auxílio-aluguel à uma mulher vítima de violência doméstica como medida protetiva de urgência. A vítima era dependente financeira do agressor.
A decisão está prevista pela Lei 14.674/2023, que permite que o benefício seja concedido por até seis meses, conforme a vulnerabilidade da vítima.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Georges Cobiniano, juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Simplício Mendes, destacou que a dependência econômica é um fator de vulnerabilidade para mulheres em situação de violência, dificultando a saída de relacionamentos abusivos.
“A Lei Maria da Penha reconhece a violência patrimonial como forma de agressão, incluindo a privação de recursos essenciais. Além disso, prevê medidas protetivas patrimoniais, como a restituição de bens e a suspensão de procurações concedidas ao agressor”, disse o magistrado.
Ainda segundo o juiz, a possibilidade do benefício pode ser decisiva para que as vítimas rompam ciclos de violência.
A lei determina que os estados e municípios são os responsáveis pelo pagamento do auxílio por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Lei entrou em vigor no ano de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou em setembro de 2023 a Lei 14.674/2023, que garante por até seis meses o pagamento de auxílio-aluguel a vítimas de violência doméstica por até seis meses.
Podem receber o auxílio as vítimas em extrema situação de vulnerabilidade, como: mulheres com medida protetiva atendidas pela Lei Maria da Penha e mulheres que foram obrigadas a abandonar o lar em razão de reiteradas ações de violência.
A lei ampliou o acesso ao auxílio, permitindo sua concessão sem a necessidade de boletim de ocorrência, inquérito ou processo criminal, bastando a constatação da situação de violência.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.