Dengue: Campinas amplia em 152% adesão à 2ª dose da vacina com inteligência artificial, mas ainda tem 7,7 mil com esquema incompleto


Saúde envia mensagens automáticas via WhatsApp para lembrar população de retornar ao posto para concluir esquema vacinal. Doses estão disponíveis nos 68 postos de saúde da metrópole. Campinas recebe nova remessa de vacina contra a dengue
Fernanda Sunega
O uso de inteligência artificial (IA) é apontado como o fator que ampliou em 152% a adesão à 2ª dose da vacina contra a dengue em Campinas (SP) nos últimos dois meses.
O envio de mensagens via WhatsApp pela assistência virtual da prefeitura convoca crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com o esquema incompleto aos postos de saúde – saiba mais abaixo.
Apesar do aumento, a pasta destaca que ainda há 7,7 mil crianças e adolescentes com esquema incompleto, e outras 3,2 mil que precisam aguardar o fim do intervalo necessário para receber a segunda dose.
O esquema vacinal conta com duas doses, com um intervalo recomendado entre as aplicações de três meses.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram aplicadas 1.753 segundas doses em janeiro de 2025. Em dezembro de 2024, primeiro mês da iniciativa, foram 1.188. Para efeito de comparação, antes das mensagens, os postos registraram 696 atendimentos em novembro.
📲 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
“Após análise dos dados enviados, observamos que a adesão e efetividade foram ainda maiores em comparação com os dados do primeiro uso. É imprescindível que o público-alvo receba as duas doses para evitar sintomas graves e hospitalizações por dengue”, destacou Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.
De acordo com o Painel de Arbovirores da prefeitura, Campinas já registrou 755 casos da doença em 2025. A metrópole viveu em 2024 a pior epidemia da doença de sua história, com 90 mortes e 121,8 mil infectados.
🤔 Como posso me vacinar?
O imunizante contra a dengue está disponível nos 68 centros de saúde (CSs). Não é preciso realizar agendamento para receber a dose contra a dengue. Basta levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação (se tiver).
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Confira os detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos.
A campanha de vacinação contra a doença teve início em 11 de abril de 2024 e até 4 de fevereiro deste ano foram aplicadas 31,1 mil vacinas.
💉 Cobertura vacinal
1ª dose: 21.042
2ª dose: 10.059 (56,41% das 17.829 aptas a receber)
Total de doses aplicadas: 31.101
Receberam a 1ª dose e precisam esperar intervalo: 3.213 pessoas
Estão com esquema incompleto: 7.770 pessoas (43,58% das aptas a receber)
Mensagem via WhatsApp é usada para convocar crianças e adolescentes de Campinas (SP) com esquema vacinal incompleto contra a dengue
Rogério Capela/PMC
Como funciona a mensagem
A comunicação é feita via WhatsApp com pais ou responsáveis por meio da Ana, assistente virtual da Pasta, pelo telefone 19-9-9604-3012 – identificado como Acesso Fácil – Saúde Campinas.
Segundo a pasta, a Saúde Digital disparou 6.942 mensagens na iniciativa mais recente.
“O total é inferior ao número total de pessoas com esquema vacinal incompleto porque o sistema considera a quantidade de famílias com celulares atualizados junto ao SUS Municipal. Com isso, a secretaria reforça a orientação para que usuários mantenham informações válidas na rede”, informa, em nota.
Mosquito do Aedes aegypti, transmissor da dengue
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.