No universo dos automóveis, alguns componentes carregam um preço que pode surpreender até mesmo os motoristas mais experientes.
Um dos itens de carros que é uma necessidade é a manutenção, porém quando se trata da substituição das peças de alto custo, a situação financeira pode se tornar um desafio.
Em muitos casos, existem itens de carros cujo consertos ou substituições podem custar uma pequena fortuna.
Vamos aos itens de carros que mais custam aos motoristas
Injeção eletrônica
Primeiro de tudo, é essencial entender que o valor de uma peça automotiva está diretamente relacionado à sua complexidade, funcionalidade dentro do carro e em muitos casos, à tecnologia envolvida.
O sistema de injeção eletrônica que é necessário para o desenvolvimento eficiente do motor pode custar cerca de R$ 4 mil, ou seja mais do que peças mais simples, como filtros ou velas de ignição.
Câmbio automático
Um dos componentes mais caros nos itens de carros para substituir é o câmbio. A depender do modelo e da marca, o custo de uma transmissão nova pode ultrapassar facilmente a marca dos R$ 10 mil.
Em alguns casos, especificamente em carros de luxo ou superesportivos, esse valor pode chegar a dobrar.
Central multimídia
Um dos outros itens de carros por ter um alto custo é o sistema de navegação integrado. Em veículos premium, ele não serve só como um GPS, mas também integra uma série de funcionalidades de entretenimento e conectividade, o que aumenta o valor de mercado.
A Volvo por exemplo, cobra entre R$ 10 mil para um modelo XC40 e R$ 18 mil para EX30 para trocar o equipamento.
Já na Volkswagen, a tela do SUV Nivus tem o custo de R$ 5.800. A central multimídia de um Toyota Corolla Altis Hybrid pode ser trocada por R$ 7,2 mil, mesmo valor que o equipamento semelhante para um Chevrolet Tracker.
Suspensão adaptiva
A suspensão é outro dos itens de carros que podem exigir um investimento considerável. Componentes como amortecedores, molas e barras estabilizadoras são vitais para a dirigibilidade e conforto do veículo.
Em modelos mais sofisticados que utilizam esse sistema de suspensão adaptiva, o custo de manutenção pode ser bastante alto.
Geralmente, os sistemas de suspensão adaptiva são mais comuns em carros de luxo e esportivos e podem representar um custo significativo ao preço do veículo. Para veículos de gama média, o custo adicional pode variar entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.
Manutenção preventiva
Um dos itens de carros que mais custam é a mão de obra especializada e necessária para a substituição desses componentes. Em muitos casos, o serviço de reparo pode representar uma parcela significativa do custo total.
De acordo com o chefe de oficina do São Lucas Auto Center, a recomendação para os proprietários é realizar manutenções preventivas regulares.
Segundo Augusto Pereira, chefe de oficina do São Lucas Auto Center, a recomendação para os proprietários de veículos é realizar manutenções preventivas regulares e estar atento às condições de uso do carro. Isso pode ajudar a evitar a necessidade de substituições caras e inesperadas.
“Para os motoristas, o ideal seria trocar de carro a cada dois ou três anos, se for possível. Quanto mais a tecnologia automotiva avança e traz melhorias significativas em desempenho, segurança e conforto, ela também acarreta custos mais elevados de manutenção e reparo, quanto mais usado mais vai ter desgaste e troca de componentes”, afirma ele.