“Atibaia contra a dengue”: ações de combate à doença continuam na cidade


Objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença A Prefeitura realiza, desde janeiro, a campanha “Atibaia contra a dengue”, com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Com uso de informativos, a campanha é voltada à conscientização da população, abordando a importância de cada pessoa fazer sua parte para evitar a proliferação do mosquito. De acordo com a Secretaria da Saúde, as ações continuam nos bairros e intensificadas nas áreas mais populosas.
As formas de prevenção são relativamente simples, exigindo alguns cuidados que começam dentro de casa. Entre elas: colocar areia nos pratinhos de planta para evitar o acúmulo de água; não manter materiais expostos ao tempo que possam acumular água; promover limpeza regular das calhas; não deixar água acumulada nas lajes; e manter as caixas d’água sempre fechadas e bem tampadas. É importante também denunciar possíveis focos de dengue na Ouvidoria Municipal, no telefone 4418-7800.
Ações contra a dengue
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, vem realizando um conjunto de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. De acordo com o último boletim, divulgado na quinta-feira, dia 6, Atibaia tem 176 casos confirmados neste ano, e 10 ainda sendo investigados. Ao todo, são 267 notificações. Não há óbito registrado. O município ainda se encontra em “nível de alerta” em relação à doença.
Equipes da Secretaria da Saúde têm feito visitas casa a casa nos bairros São Felipe e Jardim Estância Brasil, coletado amostras em residências para realização de análise, com objetivo de identificar possíveis criadouros. No início do mês de janeiro, esse trabalho foi feito no Jardim dos Pinheiros.
A Vigilância Ambiental tem realizado a dissipação de inseticida – termonebulizacão ou “fumacê” –, que é uma das estratégias de controle de vetores. A ação ocorre no Jardim Imperial, Jardim Cerejeiras, Caetetuba, Santa Clara, Jardim Colonial e Alvinópolis II. Outros pontos são o Lago do Major, a extensão da Avenida Alfredo André (Jardim Brasil), lagos do Jardim do Lago e Jardim Paulista.
Na próxima semana, as equipes da Vigilância realizam um novo ciclo (o terceiro) do trabalho de “fumacê”, nos mesmos bairros.
Vacina
A vacinação contra a dengue continua nos postos de saúde, destinada para faixa etária dos 10 aos 14 anos. Se você tem filho nesta idade, pode levá-lo à unidade mais próxima de sua casa, portando cartão SUS, CPF e caderneta de vacinas.
A vacina é considerada segura e eficaz na prevenção da doença. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Após a infecção pelo vírus da dengue, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.
Veja lista das salas de vacinação.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.