Como atualizar o Cadastro Único pelo celular? Saiba preencher as informações online

Acompanhando as mudanças tecnológicas, o governo federal permite que os serviços do Cadastro Único sejam atualizados e acompanhados pelo celular. Com aplicativos para todos os dispositivos, o sistema facilita o acesso de quem apenas utiliza smartphones como forma de acesso à internet.

Celular com a tela inicial do aplicativo do Cadastro único ligado

Atualizar o Cadastro Único pelo celular é simples e prático – Foto: Reprodução/ND

Quais são os serviços do Cadastro Único disponíveis no aplicativo?

Desde que passou por uma grande reformulação em 2022, o Cadastro Único online se tornou mais completo e acessível para os usuários e beneficiários de programas sociais do governo federal.

Disponível para aparelhos Android e iOS, o aplicativo pode ser acessado sem login para serviços básicos, e com acesso por CPF ou pela conta gov.br para uma navegação mais completa.

Entre as funcionalidades do app do Cadastro Único estão as consultas simples e completa aos dados da família inscrita, geolocalização dos postos de atendimento, emissão da comprovação de cadastro e a verificação dos programas sociais do qual o grupo familiar faz parte.

O aplicativo conta com outras abas para que o usuário tire suas dúvidas ou busque informações sobre benefícios sociais, tudo isso de forma prática e descomplicada.

Como atualizar o cadastro único pelo celular?

O aplicativo do CadÚnico permite um pré-cadastro, para que o responsável familiar confira se os moradores de sua residência estão devidamente inscritos no sistema.

A partir do preenchimento dos dados, o aplicativo irá buscar as informações na base governamental.

Pessoa acessando o site do gov.br pelo celular

O acesso gov.br é a principal forma de login nos programas do governo – Foto: Agência Brasil/nD

Ao encontrar o cadastro, será aberta uma tela com um formulário com os registros disponíveis, permitindo a confirmação do endereço e da lista de familiares.

O pré-cadastro permite a inclusão dos familiares, com a devida indicação do responsável familiar, no sistema do Cadastro Único, dando o prazo de até 120 dias para o comparecimento ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) para o complemento das informações.

Caso a família esteja cadastrada na base de dados, o representante familiar pode selecionar a função “Atualização Cadastral por Confirmação”, no qual ele poderá certificar a veracidade das informações posteriormente preenchidas.

É recomendado que o Cadastro Único seja atualizado a cada dois anos, pois isso, essa aba conta com um sistema de cores para alertar a necessidade da confirmação das informações.

O painel funciona da seguinte forma:

  • Verde: significa que o cadastro da família está atualizado e não é necessária qualquer ação;
  • Amarelo: significa que o cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, é possível atualizar os dados utilizando a opção “Atualização Cadastral por Confirmação”;
  • Vermelho: o cadastro já está desatualizado e é muito importante realizar a atualização cadastral, que também pode ser feita clicando no botão “Atualização Cadastral por Confirmação”.

Quando é necessário visitar o CRAS para uma atualização presencial

O aplicativo do CadÚnico apenas permite a confirmação dos dados registrados, sendo que mudanças de endereço, trocas de emprego, nascimento ou falecimento de familiar e transferências escolares precisam ser atualizadas presencialmente.

Nessas situações, o representante familiar deverá se dirigir ao posto do CRAS mais próximo a sua moradia para informar as mudanças necessárias e manter os benefícios aos quais tem direito.

Uma dos pontos de atendimento do CRAS, pintado em vermelho e branco

Muitas vezes é necessário retornar ao CRAS para atualizar o Cadastro Único – Foto: Reprodução/Gilson Abreu/ND

A visita ao CRAS também é necessária após a realização do pré-cadastro pelo app, pois será nesse posto de atendimento que o titular da família irá declarar todas as informações complementares de sua família, como dados sobre emprego, moradia, estudo e renda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.