Igreja na Bahia celebra missas na parte externa após identificar risco de desabamento do teto


Risco foi identificado durante a troca de forro no ano passado. Situação foi avaliada por três engenheiros que apontaram risco de desabamento. Missas aos domingos à noite acontecem na parte externa da igreja.
Redes Sociais
Após suspender as celebrações na parte interna por risco de desabamento do teto,
A Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Ichu, a cerca de 191 km de Salvador, identificou risco de desabamento, passou a realizar celebrações religiosas na parte externa e agora está em obras. As intervenções preveem a substituição da estrutura que oferece risco. Desde o mês de dezembro, as missas acontecem na parte externa da igreja.
Ao g1, o pároco Rodrigo Pinheiro, responsável pela igreja, que tem mais de 100 anos de existência, contou que o risco foi identificado durante a troca do forro. “Boa parte do telhado estava tomado por cupins”, disse. Três engenheiros avaliaram a estrutura e, em unanimidade, apontaram o risco de desabamento.
Para garantir a segurança dos fiéis, foi preciso adaptar a rotina.
“As missas semanais e no domingo pela manhã são realizadas em uma capela da cidade, que fica no bairro São Pedro. No domingo à noite, fazemos na parte externa da igreja”, disse.
Obras devem ser concluídas em quatro meses.
Divulgação/Igreja Sagrado Coração de Jesus
As obras no local começaram há três semanas. Boa parte do teto já foi retirado e será substituído por uma estrutura de metal. A previsão é que a obra, orçada em R$ 150 mil reais, seja concluída em quatro meses.
Ainda segundo o padre, os recursos são adquiridos através de doações das comunidades como ofertas na missa, quermesses e campanhas. “Já conseguimos pouco mais da metade”, disse.
O g1 também procurou a Prefeitura de Ichu sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Teto antigo será substituído por estrutura de metal.
Divulgação/Igreja Sagrado Coração de Jesus
LEIA TAMBÉM…
‘Igreja de ouro’ na Bahia foi vistoriada pela última vez quase um ano antes do desabamento
Problemas estruturais, pedido de vistoria e vítimas: o que se sabe sobre desabamento do teto da ‘igreja de ouro’ em Salvador
Veja mais notícias no g1 Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.