![](https://s2-g1.glbimg.com/IDacI6Il3X6DkZRzxykZmKh9Sxg=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/x/6/h7y8QFQt64HKOB483QSQ/7f3dc342-d906-4e4e-944d-79ceebb9a6df.jpeg)
Eletrobras esclarece que o alarme não tem relação com o Sistema de Alerta da usina. Moradores relataram momentos de desespero ao g1. Sirene da Santo Antônio dispara após problemas técnicos
Moradores do bairro Triângulo, em Porto Velho, passaram por momentos de desespero na manhã deste domingo (9). Uma sirene do sistema de comunicação de emergência da Usina Hidrelétrica Santo Antônio disparou por engano durante a madrugada. Câmeras de segurança registraram o momento exato em que o alarme disparou e os moradores acordaram. (Assista ao vídeo).
Forlan Santos, morador da rua Madeira Mamoré, local onde a sirene disparou, contou ao g1 que o alerta foi acionado às 5h30 da manhã. Ele e outros vizinhos despertaram assustados com o som e logo buscaram abrigo no ponto de encontro sinalizado pelas placas de orientação.
“Saímos rapidamente, sem entender direito o que estava acontecendo, apenas preocupados em chegar logo à área de segurança. Meus vizinhos deixaram os pertences para trás, com medo de que uma possível onda de água os atingisse”, disse o morador.
O g1 entrou em contato com a Eletrobras, controladora da Hidrelétrica Santo Antônio, que informou, em nota, que o fato ocorreu devido a um problema técnico pontual em um aparelho específico da região, mas que equipes de manutenção já estão realizando trabalhos de análise.
“O acionamento de uma sirene na manhã deste domingo (9) não tem relação com o Sistema de Alerta do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. Os moradores da Zona de Autossalvamento podem acompanhar em tempo real as condições de segurança da hidrelétrica pelo aplicativo ‘Fique Seguro'”, disse um trecho da nota.
Apesar do alarme falso, na hora do disparo o susto foi grande. Raquel Rosa, moradora da rua, lembra que o momento foi desesperador e que só pensava em evacuar rapidamente de casa, pois suspeitava que algo muito ruim poderia acontecer.
“Estávamos todos dormindo quando tudo aconteceu. Na hora, minha única reação foi colocar meus filhos e meus cachorros dentro do carro e ir até o ponto de encontro, que fica na área mais alta”, relatou a moradora.
O que fazer em caso de rompimento de barragem?
Placas de Rota de Fuga em Porto Velho
Jhennifer Núbia/Rede Amazônica
O PAE atende à Lei Federal que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. A sinalização deve ser usada em casos de possíveis incidentes com a barragem da hidrelétrica de Santo Antônio.
Rota de Fuga: o que são as placas ‘misteriosas’ instaladas nas ruas de Porto Velho instaladas torres de alarme sonoros em 12 bairros de Porto Velho que integram a Zona de Autossalvamento (ZAS), áreas de risco em caso de urgência envolvendo a barragem. São 273 placas e 19 sirenes, no total.
Como funciona a sinalização?
Em casos de possíveis incidentes, a sirene toca e as placas indicam rotas de fuga e pontos de encontro seguros. Cada uma terá um QR Code com informações e orientações de como proceder em caso de uma eventual emergência.
LEIA TAMBÉM:
Mãe e filha são encontradas mortas, e corpo de homem é achado em bueiro em Presidente Médici, RO
Artista plástico de Rondônia vai expor obras no Carrousel do Louvre, em Paris