Remoção do animal da casa onde era criado foi justificada como uma medida para desvincular os cuidados humanos e estimular os instintos do felino, segundo a prefeitura de Santo Antônio do Içá. Onça foi transportada dentro de uma caixa por agentes do Ibama e do Instituto Mamirauá.
Divulgação
O filhote de onça-pintada, batizado como ‘Golias’, que era criado como pet por uma família em Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, começou a ser transferido para Manaus pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na sexta-feira (7).
A remoção do animal da casa onde era criado foi justificada como uma medida para desvincular os cuidados humanos e estimular os instintos do felino, conforme informou a prefeitura de Santo Antônio do Içá.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o Ibama, a onça Golias foi levada em uma lancha a jato comercial para o município de Tefé. Lá, as equipe do IBAMA e do Instituto Mamirauá ficaram responsáveis por fazer a transferência do animal para Manaus.
A Prefeitura de Santo Antônio do Içá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou que construiu uma caixa para que o animal fosse transportado, seguindo as orientações e recomendações do Ibama.
Filhote de onça-pintada é resgatado de família em Santo Antônio do Içá
🐆 Entenda o caso
O filhote de onça-pintada Golias, que era mantido como ‘pet’ por uma família em Santo Antônio do Içá, no Amazonas, foi resgatado na terça-feira (4) e levado para a Defesa Civil, onde recebeu atendimento veterinário.
Após avaliação, foi constatado que o animal estava saudável e com comportamento dócil, mas como não há estrutura na cidade para abrigá-lo, Golias foi devolvido à família.
Na quinta-feira (6), ele foi novamente retirado da família e levado para um abrigo provisório, construído na sede da Defesa Civil de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, antes de iniciar o processo de transferência do animal para Manaus.
Filhote de onça-pintada criado como ‘pet’ por família no AM