FOTOS: Reforma na barragem de Ituporanga avança com instalação de nova comporta

As obras de modernização da Barragem Sul, localizada em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, deram um importante passo com a substituição da comporta C4. A equipe técnica da obra completou a remoção da antiga blindagem metálica da estrutura, iniciando o processo de instalação da nova blindagem, que servirá como base para a futura comporta.

Obras na barragem de Ituporanga avançam – Foto: Reprodução/ND

Essa ação faz parte de um extenso projeto de melhorias que visa aumentar a segurança da barragem e reduzir os riscos de enchentes para as comunidades da região.

Obras na barragem de Ituporanga

As obras, que começaram em novembro de 2024, têm sido intensas e já proporcionaram avanços significativos.

A melhora da comporta C5, que agora está operando plenamente, foi um dos principais marcos dessa modernização.

Comporta C4 é substituída na barragem Sul- Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação/ND

A recuperação da comporta tem reforçado o sistema de contenção da barragem, garantindo maior eficiência no controle do volume de água, especialmente em períodos de chuvas fortes.

Além disso, a instalação do sistema de trilhos na galeria de acesso às comportas foi concluída. Com essa nova estrutura, a movimentação de equipamentos pesados e a substituição das comportas restantes será facilitada, tornando o processo de manutenção mais eficiente e seguro.

Reforma da barragem de Ituporanga

Reformas visam segurança da população – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação/ND

Investimentos

Com um investimento total de R$23 milhões, as obras de modernização incluem a substituição das cinco comportas da barragem, a revisão das galerias de concreto, a renovação da blindagem metálica e a modernização do sistema elétrico, além da implantação de um sistema de operação remota.

A expectativa é que, com essas melhorias, a barragem de Ituporanga esteja mais preparada para enfrentar eventos climáticos extremos, como as chuvas intensas que costumam afetar a região, aumentando ainda mais a segurança para a população do Alto Vale.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.