![](https://s2-g1.glbimg.com/W1yNw2oZHYQTvbEKDRN5h_Kn6vk=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/W/SHhgp2RFCU2zA6sD9a7Q/secretaria-saude-rio-das-pedras.jpg)
Rede tem 4,5 mil estudantes que aguardam o retorno das atividades do ano letivo, adiado para o próximo dia 17 de fevereiro, segundo estimativa da Secretaria da Educação da cidade. Falta de professores atrasa volta as aulas em escolas municipais de Rio das Pedras
Pais de alunos de escolas municipais de Rio das Pedras (SP) reclamam do atraso no início das aulas em 2025, que estava previsto para o dia 10 de fevereiro. Segundo os responsáveis pelas crianças, o motivo é a falta de professores. A rede tem 4,5 mil estudantes que aguardam o retorno das atividades do ano letivo, adiado para o próximo dia 17 de fevereiro, segundo estimativa da Secretaria da Educação da cidade.
Na data, serão chamados os professores aprovados em um concurso realizado em 19 de janeiro.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Enquanto as aulas não voltam na rede municipal de Rio das Pedras, Maria Thereza toma conta de quatro netos para que os pais e mães possam trabalhar.
“É difícil. Fico com as crianças porque trabalho por conta, mas é difícil porque não consigo sair para fazer minhas vendas. Se eu não vendo, não ganho e não tenho como quem deixá-los”, disse.
Mães de alunos da Rede Municipal de de Rio das Pedras apontam falta de professores e reclamam de atraso na volta às aulas
Reprodução/EPTV
A autônoma Adriana Paula do Carmo afirma que foi informada de que não tinha previsão de retorno. “Disseram que as aulas voltariam no dia 24 de fevereiro relatando que não havia professores. Estamos aguardando a próxima data”, relatou.
A metalúrgica Luciene Dias conta que a rede de apoio dela não mora na região. “Meus pais moram em São Paulo. Às vezes, minha cunhada ou sogra ficam com as crianças. Mas, nem sempre é possível. Fica muito complicado. Ficamos a ver navios”, afirmou.
Adriana Paula do Carmo é umas das mães que dependem do atendimento escolar para poder trabalhar em Rio das Pedras
Reprodução/EPTV
Prefeitura
De acordo com a Prefeitura de Rio das Pedras, a Secretaria Municipal de Educação tinha um contrato por tempo determinado com professores, até o fim de 2024, para que as escolas pudessem funcionar. Mas, o contrato se encerrou na virada do ano.
A administração fez um concurso público no dia 19 de janeiro deste ano para contratação de 12 cargos diferentes, entre professores da rede básica e professores de nível técnico. A homologação dos aprovados está prevista para o 17 de fevereiro, segundo informações do edital. Data em que a Secretaria de Educação promete o retorno das aulas.
“Cumprindo a legislação dos 200 dias letivos de aulas, o retorno das atividades nas escolas municipais será em 17 de fevereiro”, disse.
Questionado sobre suposta falta de planejamento da prefeitura para o retorno às aulas, o secretário de Educação, José Ferreira, afirmou que a Pasta faz um cronograma anual para começar o ano letivo.
“Neste ano, o cronograma prevê o início no dia 17 de fevereiro e já inclui algumas reformas, podendo assim fazer alguns projetos, como o reciclar e o de educação financeira, por exemplo. Em relação às mães que precisam do atendimento, temos um esquema de plantão para atender alguns casos específicos”, declarou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba