![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/golpe-ia-procon-2.jpg)
Criminosos estão usando Inteligência Artificial para lesar consumidores em Santa Catarina. A Diretoria de Relação e Defesa do Consumidor alerta que os fraudadores tentam aplicar o chamado golpe do cashback, utilizando o nome da instituição para conquistar a confiança das vítimas e concretizar a armadilha.
![Criminosos utilizam Inteligência Atificial para aplicar golpe do cashback em Santa Catarina](https://static.ndmais.com.br/2025/02/golpe-ia-procon-1-800x467.jpg)
Criminosos utilizam Inteligência Atificial para aplicar golpe do cashback em Santa Catarina – Foto: Freepik/ND
Conforme informado pela pasta, os suspeitos compartilham um vídeo, através das redes sociais, produzido por Inteligência Artificial. Na gravação, solicitam que os consumidores acionem os Procons de seus municípios para ter acesso a um valor em cashback (dinheiro de volta), oferecido por cartões de crédito e de débito.
Para concretizar o golpe do cashback, os suspeitos se fazem passar por funcionários do Procon e cobram uma taxa para auxiliar os consumidores a acessarem o valor a receber. O Procon SC, no entanto, não realiza esse tipo de serviço, e nem qualquer outro órgão de proteção ao consumidor.
Como não cair no golpe do cashback?
O Procon SC orienta o consumidor a sempre desconfiar de mensagens ou ligações com remetentes desconhecidos, evitar clicar em links suspeitos e, em hipótese alguma, fornecer dados pessoais.
Em caso de dúvida, os consumidores podem entrar em contato com o Procon através dos canais oficiais da instituição pela qual os criminosos se passam. Em caso de dúvida, entre em contato com seu banco ou operadora de cartão.
![Consumidores precisam estar atentos a ligações desconhecidas e não devem, em hipótese alguma, repassar informações pessoais](https://static.ndmais.com.br/2025/02/golpe-ia-procon-2-800x467.jpg)
Consumidores precisam estar atentos a ligações desconhecidas e não devem, em hipótese alguma, repassar informações pessoais – Foto: Freepik/ND
Fui vítima, o que fazer?
- Bloqueie imediatamente seu cartão;Registre um Boletim de Ocorrência;
- Relate a seu banco e tente reaver o valor pelo Mecanismo Especial de Devolução;
- Acione o Procon SC.
Como acionar o PROCON SC
- Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
- Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
- Site do Procon SC: é possível fazer reclamações – entenda a diferença entre uma reclamação e uma denúncia.
- Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.
![Sistema de cashback devolve parte do valor utilizado para compras ao consumidor - Foto: Freepik/ND](https://static.ndmais.com.br/2024/12/por-que-economizar-dinheiro-e-importante-veja-5-motivos-800x533.jpg)
Sistema de cashback devolve parte do valor utilizado para compras ao consumidor – Foto: Freepik/ND
O que é cashback?
O cashback é uma prática comercial utilizada pelos fornecedores em que parte da quantia gasta em compras é devolvida aos clientes. A devolução pode ser em forma de descontos, outros produtos ou em dinheiro, a depender da política da empresa.