‘Remédio para engravidar’ é real? Procon multa empresa; entenda

O ‘Vita Baby’ promete facilidade para gravidez não confirmada cientificamenteReprodução

Um “remédio natural” chamado Vita Baby, viralizou no TikTok ano passado, ao prometer ajudar na gravidez de mulheres que sonham em ser mães, mas que enfrentam doenças graves. O problema é que, segundo o Procon-MG, não existe comprovação científica sobre o medicamento.

O órgão, do Ministério Público de Minas Gerais, aplicou multa aos fornecedores Vitafenatus Comércio Online Eireli e Monetizze Impulsionadora de Vendas Online S.A. por veiculação de publicidade enganosa relacionada ao suplemento alimentar citado, que posteriormente foi renomeado para Vita Mamy.

O produto

De acordo com a propaganda da marca, o Vita Baby é um composto vitamínico, tomado em gotas, que promete “intensa modificação na fertilidade e na regularidade do ciclo menstrual, mais apetite sexual, energia e autoestima”.

Nas instruções do produto, a mulher que deseja engravidar deve tomar 20 gotas do composto por dia, por pelo menos três meses. Diversos relatos de mulheres nas redes sociais afirmam que engravidaram após o uso do remédio, e o recomendaram para outras pessoas.

Propaganda enganosa

Em 2023, a Anvisa proibiu a propaganda sobre o medicamentoAgência Brasil

Segundo o Procon, os fornecedores divulgavam o suplemento em cápsulas e em gotas, prometendo benefícios terapêuticos para doenças graves como miomas, inflamação uterina, ovário policístico, obstrução nas trompas, histórico de abortos e tratamento de endometriose — sem embasamento científico.

O público-alvo das propagandas, de acordo com o MP, eram mulheres em situação de vulnerabilidade, compostas por aquelas que desejam engravidar e enfrentam doenças graves. “Essas consumidoras eram induzidas ao erro por anúncios que prometiam resolver seus problemas de saúde sem necessidade de procedimentos cirúrgicos”, afirma o Ministério Público de Minas, em nota. 

Em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma resolução suspendendo a propaganda dos produtos, mas os fornecedores teriam descumprido a determinação. Além disso, o Procon-MG impôs uma medida cautelar com base no Código de Defesa do Consumidor que exigia uma contrapropaganda por parte da empresa.

Corrigir as informações falsas para o público

O órgão definiu que os fornecedores informassem, de forma expressa, a ausência de comprovação científica sobre a eficácia dos suplementos alimentares da marca Vita Baby. Também determinava que os consumidores fossem comunicados sobre a resolução da Anvisa que proibia a divulgação de propriedades terapêuticas atribuídas aos produtos.

Apesar dessas determinações, a Vitafenatus Comércio Online alterou o nome do produto de “Vita Baby” para “Vita Mamy”, e manteve a publicidade enganosa, aponta o MP.

O Procon-MG explica que a empresa Monetizze Impulsionadora de Vendas Online optou por firmar um acordo e pagar multa. Já a Vitafenatus defendeu que o Vita Baby era um produto “100% natural”, mas não apresentou comprovação científica que sustentasse os benefícios anunciados.

A decisão, publicada em dezembro de 2024, determinou que a Vitafenatus Comércio Online Eireli pague uma multa no valor de R$ 40,8 mil.

Como descobrir se um produto é autorizado pela Anvisa?

A Anvisa, responsável pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos, bem como o controle de portos, aeroportos e fronteiras, emite autorizações para que alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde em geral possam ser comercializados no Brasil.

Sem o aval do órgão fiscalizador, a população está sujeita a produtos nocivos e com a funcionalidade não confirmada. Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão, através do link: https://consultas.anvisa.gov.br/

As informações do portal são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação. Alguns documentos, como rótulos e instruções de uso, são disponibilizados com base nos arquivos enviados pelas empresas.

Para pesquisa, basta selecionar a categoria do produto e depois pesquisar seu nome.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.