‘Ainda que haja espuma, o efeito da fala de Trump é péssimo’, diz diplomacia de Lula sobre plano dos EUA de assumir Gaza


Avaliação da articulação internacional do governo é a de que discurso do presidente americano valida nova ofensiva em Gaza, coloca cessar-fogo em risco e ‘bloqueia solução de dois estados’ Trump e Netanyahu se encontram na Casa Branca, em 04 de fevereiro de 2025
Andrew Caballero-Reynolds/AFP
A diplomacia do Palácio do Planalto diz que, ainda que haja “espuma” no discurso de Donald Trump, sobre a tomada de controle pelos Estados Unidos da Faixa de Gaza, os efeitos das palavras lançadas “já são péssimo e muito nocivos em si”.
De saída, a mensagem, na avaliação do time que toca a articulação internacional do presidente brasileiro, valida a ofensiva israelense no território, colocando o cessar-fogo em risco e bloqueando a discussão sobre a criação de dois estados, para abrigar palestinos.
“As falas de Trump podem não ser totalmente verdadeiras, mas os efeitos práticos em si já são muito nocivos. O Conselho de Segurança está bloqueado pelos americanos. Agora é aguardar a reação dos países árabes, inclusive os mais afeitos aos americanos, que reagem mal a essa ofensiva”, explicou um dos profissionais que orienta Lula na seara internacional.
Egito, Jordânia e Líbano, entre outros, já avisaram que não conseguem abrigar mais palestinos. A expectativa é que Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e o próprio Irã — também ameaçado por Trump– assumam uma posição crítica mais explícita à narrativa do americano.
“A chance de o discurso validar nova ofensiva de Benjamin Netanyahu, além de tudo o que já foi feito até aqui, é imensa”, argumenta a fonte. Segundo entidades internacionais, a guerra em Gaza já matou mais de 46 mil palestinos. Os números não podem ser verificados com independência.
LEIA MAIS:
‘Qualquer transferência forçada ou deportação de pessoas de Gaza é estritamente proibida’, diz ONU sobre fala de Trump
‘Não sairemos’: moradores de Gaza rejeitam proposta de Trump retirar palestinos do território
Proposta de Trump de tirar palestinos de Gaza viola lei internacional?
‘E os palestinos vão para onde?’, questiona Lula sobre proposta de Trump
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.