O último ano, no Japão, foi um dos mais quentes da história. Por isso, encontrar métodos para driblar os dias encalorados é uma prioridade no país. O ar-condicionado e o ventilador são alternativas comuns, no entanto, com o uso excessivo, o consumo de energia elétrica aumenta expressivamente.
Portanto, os japoneses criaram técnicas que devem reduzir o calor de forma eficiente e sem depender de aparelhos elétricos. As soluções são simples e sustentáveis e podem, facilmente, ser aplicadas em residências de outros países e, assim, contribuir para minimizar os dias quentes. Confira a lista do site argentino TN:
-
Colchão japonês respirável, o Shikibuton
O Shikibuton é um dos métodos mais comuns para refrescar ambientes no Japão. Ele nada mais é do que um colchão fino feito de algodão e de fibra de bambu que regula a temperatura corporal durante o sono. Os materiais usados são considerados “respiráveis” e, por isso, permitem a circulação de ar. O principal benefício é que ele ajuda o corpo a manter o corpo fresco durante a noite sem a necessidade de ar-condicionado ou de ventilador.
-
Toalhas frias em pontos estratégicos
Uma outra técnica para diminuir o calor é aplicar toalhas frias em partes estratégicas do corpo, como pescoço, pulsos e tornozelos. A solução, basicamente, consiste em submergir os panos em água fria e, depois, aplicá-los. Esse método permite que a pele fique resfriada mais rapidamente e, com isso, a pessoa adormeça sem o desconforto do calor extremo.
-
Tecidos de algodão e linho
Os japoneses também têm optado por tecidos de algodão e linho para a cama a fim de combater o calor e melhorar a qualidade do sono em dias quentes de verão. Essas opções permitem uma melhor circulação de ar e absorvem a umidade do corpo, o que evita a sensação de sufocamento.
-
Controle de ventilação natural e umidade
Outro método aplicado pelos japoneses e que tem se mostrado eficaz é proporcionar uma ventilação cruzada nas casas. Essa alternativa exige que as janelas sejam estrategicamente abertas em lados opostos da casa para gerar uma corrente de ar que dissipa o calor acumulado. Isso faz com que a temperatura fique agradável sem a necessidade de sistemas de refrigeração elétrica.