ES: queda de homicídios dolosos é recorde; entenda esse crime

O homicídio doloso é configurado quando alguém mata uma pessoa com intençãoSESP-ES

O número de homicídios dolosos,em janeiro de 2025, foi o menor para o mês em quase 30 anos no Espírito Santo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (03) pela assessoria do governo estadual.

O homicídio doloso é configurado quando alguém mata uma pessoa com intenção, ou aceitando o risco de causar o óbito, direta ou indiretamente (neste último, ao assumir que a conduta pode resultar em morte).

Segundo o comunicado enviado à imprensa, o resultado da queda dos homicídios dolosos mantém a curva de redução desse tipo de crime em território capixaba, verificada recentemente, e reflete as “estratégias de enfrentamento à criminalidade violenta, um dos pilares do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado”.

Superou janeiro de 2024 de forma positivo

No primeiro mês do ano, ocorreram 72 homicídios dolosos no Estado, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, representando “uma redução de 6,5% no número de homicídios dolosos, com relação ao mesmo mês de 2024, quando foram registrados 77 casos. Até então, 2024 ocupava o melhor resultado para o mês de janeiro”, informou a assessoria.

O secretário da pasta disse que qualquer assassinato é preocupante, mas julga necessário observar as políticas públicas voltadas para a redução desse tipo de crime. “Demonstram a importância das políticas de preservação da vida, a integração das forças de segurança e destas com outros atores que promovem a redução da criminalidade e o bem estar da sociedade capixaba”, disse Leonardo Damasceno no comunicado oficial.

Quedas regionalizadas

Ainda de acordo com o governo capixaba, a maior redução ocorreu na Região Serrana, onde a queda nos homicídios dolosos chega a 80% (1 em 2025, contra 5 em 2024).A Região Sul teve queda de 44,4%, e a Metropolitana reduziu os números em 23,1%.

A preocupação pontual está nas Regiões Norte e Noroeste, onde houve aumento. Segundo o governo, devido a isso, estão sendo postos em prática novas estratégias e redirecionamento de esforços. Recentemente, isso foi verificado em uma operação com apreensão de 16 armas em uma semana, em Linhares, Fundão e São Mateus. Também foram apreendidos três adolescentes, além de um adulto preso. Todos são suspeitos de dois homicídios e uma tripla tentativa de homicídio, em Linhares.

A preocupação pontual está nas Regiões Norte e NoroesteFoto: SESP-ES
Segundo o comunicado enviado à imprensa, o resultado da queda dos homicídios dolosos mantém a curva de redução desse tipo de crime em território capixabaFoto: SESP-ES
Ainda de acordo com o governo capixaba, a maior redução ocorreu na Região SerranaFoto: SESP-ES
O secretário da pasta disse que qualquer assassinato é preocupante, mas julga necessário observar as políticas públicas voltadas para a redução desse tipo de crimeFoto: SESP-ES
Até então, 2024 ocupava o melhor resultado para o mês de janeiro’, informou a assessoriaFoto: SESP-ES
No primeiro mês do ano, ocorreram 72 homicídios dolosos no EstadoFoto: SESP-ES
Também foram apreendidos três adolescentes, além de um adulto presoFoto: SESP-ES
Todos são suspeitos de dois homicídios e uma tripla tentativa de homicídio, em LinharesFoto: SESP-ES

Desafio: combater as mortes de mulheres

Em janeiro de 2025, cinco feminicídios foram registrados no Espírito Santo. Os casos ocorreram em Serra, Colatina, Marechal Floriano, Itapemirim e Guarapari. A investigação da Polícia Civil foi considerada rápida, e em quatro casos os suspeitos foram presos. Em um, o autor tirou a própria vida.

Para o secretário, o machismo na sociedade ainda faz do feminicídio um crime recorrente. “Por parte das forças de segurança, temos desenvolvido ações na prevenção, protegendo mulheres e reorientando e homens autores de violência doméstica. E na repressão, com ações contundentes em casos de crimes consumados, prisão dos autores e encaminhamento para as demais instâncias jurídicas”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.