Evento religiosos celebra Nossa Senhora dos Navegantes, que segundo a Igreja Católica é padroeira dos navegantes e viajantes. Procissão dos Navegantes reúne mais de 1,2 mil fiéis às margens do rio Jacaré-Guaçu em Ibitinga
Gabriel Pelosi/TV TEM
A tradicional Procissão de Navegantes, realizada há 17 anos em Ibitinga (SP), reuniu mais de 1,2 mil pessoas na manhã deste domingo (2). O evento religioso, que já faz parte do calendário da cidade, aconteceu às margens do Rio Jacaré-Guaçu e contou com uma programação que une fé, música e confraternização.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A celebração começou com a Santa Missa às 8h30, presidida pelo pároco Pe. Daniel Antônio, no Complexo Turístico da cidade.
Centenas de fiéis acompanharam a cerimônia e, em seguida, puderam assistir ao embarque dos barcos e da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos navegantes e viajantes. Cerca de 50 embarcações participaram da procissão náutica, percorrendo três quilômetros pelo Rio Jacaré-Guaçu, um dos afluentes do Tietê.
Procissão dos Navegantes reúne mais de 1,2 mil fiéis às margens do rio Jacaré-Guaçu em Ibitinga
Gabriel Pelosi/TV TEM
Durante o trajeto, o padre abençoou as embarcações e as pessoas que acompanhavam a passagem da imagem pelas margens do rio.Além do caráter religioso, a festa também teve um viés solidário, já que parte do valor arrecadado nas barracas de alimentação será destinado ao Fundo Social de Solidariedade e à Paróquia Imaculada Conceição.
A celebração também promove reflexões sobre a proteção ambiental e a preservação da fauna, da flora, dos rios e das nascentes da região. Segundo Marcus Amaral, coordenador de turismo da Prefeitura de Ibitinga, a festa se consolidou como um dos mais importantes eventos de turismo religioso da região.
“O evento não apenas reúne a comunidade católica, mas também atrai pessoas que buscam uma programação especial e emocionante. É uma oportunidade de celebrar a fé e aproveitar uma quermesse cheia de opções gastronômicas, com um propósito solidário”, diz.
Procissão dos Navegantes reúne mais de 1,2 mil fiéis às margens do rio Jacaré-Guaçu em Ibitinga
Gabriel Pelosi/TV TEM
História da devoção
Nossa Senhora dos Navegantes é considerada pela Igreja Católica padroeira dos navegantes e viajantes.
A devoção teve início ainda na Idade Média e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Em Ibitinga, a festa começou em 2009, promovida pela Associação Nossa Senhora dos Navegantes.
A imagem da santa geralmente é representada segurando o Menino Jesus nos braços, com uma embarcação próxima, simbolizando sua proteção sobre aqueles que enfrentam os perigos do mar e dos rios. A celebração ocorre em 2 de fevereiro e é especialmente popular em comunidades litorâneas e ribeirinhas.
Procissão dos Navegantes reúne mais de 1,2 mil fiéis às margens do rio Jacaré-Guaçu em Ibitinga
Gabriel Pelosi/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região