Complexo Turístico da Cachoeira foi fechado às 16h deste sábado (1) por alto risco de inundação após grande volume de chuva na região e também na Grande SP. Atividade deve retornar à normalidade no domingo (2). Imagens de drone mostram Rio Tietê cheio após fortes chuvas em Salto
Imagens aéreas registradas no sábado (1º) mostram o nível do Rio Tietê após após período de chuvas no estado de São Paulo, entre quinta (30) e sexta-feira (31), principalmente na região metropolitana de São Paulo, e que causou o fechamento do complexo turístico em Salto (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O vídeo foi feito pelo morador Walmir Gerena, e mostram o nível do rio na ponte do Estádio Luiz Milanês, na rua 24 de outubro. Nas imagens, é possível ver a ponte quase coberta pela água e também um campo de futebol cercado pelo rio. Do alto, percebe-se que o volume está bem acima do considerado normal para a cidade. Assista acima.
O complexo turístico da cidade, onde há uma queda d’água no rio e é muito visitado pela paisagem, precisou ser fechado no sábado devido ao risco de inundação.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: enxurrada derruba e arrasta motos e motociclistas
Chuva causa rompimento de duto em estacionamento de supermercado e alagamentos; vídeo
Família é resgatada após ficar ilhada durante temporal em Porto Feliz
Segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), a precipitação acumulada na cidade na quinta-feira foi de 55,6 milímetros. Na sexta-feira, o registro foi de 20,2 mm.
Segundo o presidente da Associação Salto Arte, Carlinhos Paz, o local precisou ser fechado a pedido da Defesa Civil do município. O espaço deve ser reaberto para a visitação neste domingo (2), mas de acordo com a prefeitura, não há um horário previsto para que isso aconteça.
Funcionários de complexo de turismo de Salto (SP) registram vídeos do Rio Tietê
Associação Salto Arte/Divulgação
Na manhã de sábado, a vazão de água no local estava em 477 metros cúbicos por segundo. Durante a tarde, a quantidade quase dobrou, chegando a 708 m³/s. O volume deve aumentar com a abertura de comportas da represa na cidade. A medida é para evitar colapso no sistema.
O complexo turístico é um espaço com diversas atrações turísticas criadas em função da Cachoeira do Ytu-Guaçu, conhecida como Cachoeira do Salto Grande.
Nível do Rio Tietê chama atenção após chuva e complexo turístico é fechado em Salto
Conforme apurado pela TV TEM, a Rua 24 de Outubro também alagou e o Memorial do Rio Tietê, outro ponto turístico da cidade em que turistas se reuniram, precisou ser evacuado e interditado.
O Parque de Parque de Lavras, em Salto, também foi tomado pela água e pelo lixo que chega da capital paulista.
Parque é tomado por lixo após fortes chuvas em Salto
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM