Onda de calor chega ao Brasil neste domingo e deve durar 5 dias

Nova onda de calor atinge o Brasil e eleva temperaturasClimatempo

O Brasil se prepara para uma nova onda de calor nos próximos dias, com temperaturas elevadas acima da média em várias regiões do país. Este será o segundo episódio do fenômeno em 2025, impulsionado por uma massa de ar quente persistente, que afetará especialmente o centro-sul do território nacional.

A onda de calor começará no domingo, 2 de fevereiro, e seguirá até sexta-feira, 7 de fevereiro. Durante esse período, as temperaturas ficarão bem acima da média climatológica, que já é elevada para essa época do ano. As áreas mais afetadas, onde as temperaturas devem superar a média em até 5°C por vários dias, incluem:

  • Oeste e sul de Mato Grosso do Sul
  • Oeste e sudoeste do Paraná
  • Oeste de Santa Catarina
  • Norte, Missões, central, oeste e Campanha do Rio Grande do Sul

Já as regiões em alerta para calor intenso, mas sem atingir os critérios de onda de calor, devem registrar temperaturas 3°C a 5°C acima da média. Essas áreas incluem:

  • Extremo sudoeste de Mato Grosso
  • Noroeste, central e sudeste de Mato Grosso do Sul
  • Noroeste, central e sudeste do Paraná
  • Faixa central e leste de Santa Catarina
  • Porto Alegre, Serra Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales e Sul do Rio Grande do Sul

Segunda do ano

A primeira onda de calor do ano ocorreu entre 15 e 19 de janeiro, atingindo principalmente os estados do Sul do Brasil. Na ocasião, Quaraí (RS) registrou 39,6°C, São Borja (RS) chegou a 39,4°C e Porto Murtinho (MS) atingiu 42,1°C.

O fenômeno La Niña tem dificultado a expansão do calor pelo país ao favorecer a formação de canais de umidade, que ajudam a amenizar as temperaturas. No entanto, a nova onda de calor deve se estabelecer com força na faixa centro-sul do Brasil, atingindo padrões semelhantes aos observados no primeiro evento do ano.

Nos últimos anos, as ondas de calor têm sido frequentes no Brasil. Em 2023, foram registradas nove ocorrências, enquanto 2024 teve oito episódios semelhantes. Agora, em 2025, o fenômeno persiste, concentrado principalmente na região Sul.

Possibilidadede chuva

Apesar da forte massa de ar quente, o período ainda é de verão, e há umidade disponível na atmosfera. Por isso, pancadas isoladas de chuva podem ocorrer, especialmente à tarde e à noite. No entanto, o principal destaque dos próximos dias será o calor intenso, com temperaturas persistentemente elevadas em várias regiões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.