![](https://static.ndmais.com.br/2025/01/pessoas-que-sempre-se-fazem-de-vitima-homem.jpg)
As pessoas sempre se fazem de vítima tendem a culpar os outros por seus problemas, exageram as dificuldades que também evitam assumir a responsabilidade por suas ações.
Através da análise de padrões de conversa, a inteligência artificial identificou cinco frases mais repetidas por pessoas que sempre se fazem de vítima.
Algumas frases passam a ideia que pessoas acham que o mundo está conspirando contra elas, que elas não têm sorte, ou mesmo que não vão mudar porque são assim mesmo.
![na foto aparece uma pessoa que sempre se faz de vítima pois não acha que é capaz de mudar na foto aparece uma pessoa que sempre se faz de vítima pois não acha que é capaz de mudar](https://static.ndmais.com.br/2025/01/pessoas-que-sempre-se-fazem-de-vitima-homem-800x476.jpg)
Homem esconde o rosto pois não acha que é capaz de mudar – Foto: Freepik/ND
Veja 5 frases que pessoas que sempre se fazem de vítima dizem
1. “É sempre a mesma coisa comigo”
Essa frase é um clássico que pessoas que sempre se fazem de vítima usam. Geralmente elas acreditam que o mundo está contra elas e que não importa o que façam, a vida trabalha contra elas.
Em vez de buscarem soluções ou aprender com seus erros, elas repetem essa ideia como uma profecia.
Isso reforça a ideia que a pessoa não tem controle sobre sua vida e que problemas se repetem sem motivo aparente. Na realidade, muitas situações podem ser mudadas com uma atitude mais proativa.
2. “Ninguém valoriza o que eu faço”
As pessoas que sempre se fazem de vítima não se sentem reconhecidos e esperam que outros mostrem gratidão constante.
Se isso não ocorre, eles reagem com frustração e ressentimento. Isso demonstra a necessidade de validação externa e crença de que outros têm a obrigação de reconhecer seus esforços, quando, na verdade, cada pessoa tem suas próprias preocupações.
![na foto aparece uma pessoa que sempre se fazem de vítima na foto aparece uma pessoa que sempre se fazem de vítima](https://static.ndmais.com.br/2024/12/pico-da-tristeza-felicidade-800x479.jpg)
Homem fica triste por acontecimentos da vida – Foto: Freepik/ND
3. “Todos estão contra mim”
Essa frase reflete uma mentalidade de “eles contra mim”. As pessoas que sempre se fazem de vítima tendem a interpretar críticas, desacordos ou coincidências como ataques pessoais.
Em vez de considerar que os conflitos podem fazer parte da vida ou que podem haver mal-entendidos, a pessoa supõe que existe uma conspiração contra ela.
4. “Não tenho sorte nenhuma”
O vitimismo geralmente é acompanhado de uma crença de má sorte. As pessoas que sempre se fazem de vítima acham que tudo que tentam dará errado e que sucesso é algo que somente outros podem alcançar.
Isso tira a responsabilidade da pessoa. Em vez de analisar o que poderiam fazer algo melhor, ou as decisões erradas que tomaram, elas preferem acreditar que tudo é uma questão de sorte.
5. “Eu sou assim, não vou mudar”.
Quando uma pessoa que sempre se faz de vítima recebe uma crítica ou sugestão de melhoria, é comum que se defenda com essa frase.
A pessoa se esconde atrás da ideia de que sua personalidade não muda e que os outros devem aceitá-lo como ele é, independentemente de sua atitude ser a mesma ou diferente.